formacao_3d.jpg

A formação que teve início nesta terça-feira 12 de julho, na Casa da Ciência do Mindelo, visa promover o conhecimento do ambiente de desenvolvimento e conceção 3D, bem como a manutenção dos equipamentos e softwares envolvidos no processo. Concebida no âmbito do “Projeto Vi.cente e Santiago ao Cubo”, a formação é financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua IP.

Conhecer os fundamentos da impressão 3D, o processo desde a conceção do objeto em ambiente tridimensional em um software de modelação, assim como aprender sobre tipos de impressora, o seu funcionamento e a história, são algumas das muitas valências que os lecionados vão dominar ao fim da formação de “Modelação e Impressão 3D”.

Constituída por uma turma de 12 formandos, entre docentes do ensino básico e secundário do Mindelo, futuros professores e estudantes da Uni-CV, a formação é ministrada pelo Presidente da Casa da Ciência do Mindelo, Diretor Científico e Docente da Universidade de Cabo Verde, Érico Pinheiro Fortes.

“Constatei que os meus formandos, que são maioritariamente professores da Escola Industrial e Comercial do Mindelo, dispõem de impressoras e de matérias-primas; contudo, eles não se sentem à vontade para trabalhar, pois não têm conhecimentos suficientes”, sublinha o formador, destacando a contribuição desta formação no ensino cabo-verdiano.

Projeto Vi.Cente e Santiago ao Cubo

Financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua IP, o “Projeto Vi.Cente e Santiago ao Cubo” tem como objetivo principal a promoção da cultura científica através da língua portuguesa.

O foco deste projeto multidisciplinar, que abrange áreas como as de Tecnologia, Biologia e Ciências da Comunicação, passa também por dar uso aos muitos materiais que existem nas escolas, que, por falta de conhecimento, não são utilizados. 

O conjunto de formações deste projeto para a ilha de São Vicente teve início no dia 11 de abril de 2022, com a formação de “Iniciação à Robótica”, cuja finalidade assenta-se na estimulação do pensamento lógico de programação, e tem previsto o seu término para finais de setembro.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account