casa_ciencia_mindelo.jpg

A Casa da Ciência do Mindelo da Universidade de Cabo Verde lançou no passado dia 11 de fevereiro de 2022, o Projeto Vi.Cente e Santiago ao Cubo. Este projeto resulta da parceria entre a Universidade de Cabo Verde e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, executado pelas casas da ciência da Universidade de Cabo Verde, sediadas em Mindelo e na Praia.  As casas da ciência apresentam-se como estruturas de promoção da cultura científica e tecnológica e visam essencialmente estabelecer a ponte do conhecimento entre a comunidade científica e a sociedade educativa.

A cerimónia foi presidida pelo Prof. Érico Fortes, Presidente da Casa da Ciência do Mindelo, que, após dar as boas-vindas aos convidados, referiu a importância do projeto, que, segundo o mesmo, veio trazer uma “lufada de ar fresco às casas da ciência. Participaram também da cerimónia de lançamento Mariana Faria,  Coordenadora Geral do Comitê Científico-pedagógico de operacionalização do Projeto Santiago e Vi.Cente ao Cubo, Helena Guerreiro, Adida para a Cooperação Portuguesa e a Raquel Marchã,  Assessora da Cooperação Portuguesa.  Maria Faria referiu que projetos como esses promovem uma educação de qualidade, visto que apresentam uma abordagem integrada de conteúdos, fomentando o desenvolvimento orientado das capacidades cognitivas de alunos do ensino básico e secundário.  Helena Guerreiro corroborou as palavras da Mariana, justificando que esse projeto e seus objetivos são extremamente relevantes para uma aprendizagem significativa.

Durante o lançamento, o Professor Hailton Spencer Lima apresentou aos professores de escolas primárias e secundárias e demais convidados das delegações escolares os objetivos, foco e conteúdos que podem ser trabalhados neste projeto (biossegurança, preparação de soluções, princípios da microscopia ótica, estudo de ácidos nucléicos, dentre outros).

Estão previstas no projeto sessões de formação que serão ministradas por professores da Universidade de Cabo Verde, em caráter presencial e online, para professores do ensino básico e secundário de todas as ilhas de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account