5T1A5017 16b86

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Polo II no Mindelo, recebeu hoje, 14 de janeiro de 2026, uma delegação da Bridgewater State University (EUA) para a apresentação oficial do projeto IRES HERITOR: Research Partnership to Preserve Marine Ecosystems in Cabo Verde.

O encontro contou com a presença da delegação visitante da Bridgewater State University (BSU), constituída pelos Professores Doutores Jennifer Aizenman, Christopher Block e Thilina Surasinghe, bem como pela estudante de mestrado Siena, do Pró-Reitor para as áreas de Avaliação, Comunicação e Eficiência da Uni-CV, Dr. João Almeida Medina, e do Professor Érico Pinheiro, presidente da Casa da Ciência do Mindelo, responsável pelas atividades do projeto nesse espaço.

Durante a apresentação, foram partilhados os objetivos, a estrutura e o impacto esperado do projeto HERITOR, uma parceria internacional entre a BSU, a Uni-CV e a organização não-governamental Biosfera 1, que visa promover a investigação, a monitorização e a conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros de Cabo Verde.

O projeto prevê o envolvimento, ao longo de três anos, de estudantes de licenciatura e pós-graduação da BSU em atividades de investigação científica desenvolvidas em colaboração com estudantes e docentes da Uni-CV. As equipas irão trabalhar na monitorização ecológica dos ecossistemas marinhos, com especial enfoque na avaliação dos impactos da descarga de resíduos provenientes de unidades de aquacultura, combinando trabalho de campo, análises laboratoriais, tratamento estatístico de dados e produção científica. O HERITOR integra ainda uma forte componente de divulgação científica e educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), tanto em Cabo Verde como nos Estados Unidos.

Após a reunião de apresentação, a delegação participou numa visita guiada à Casa da Ciência, espaço de referência para a promoção da cultura científica junto da comunidade. Em seguida, realizou-se uma reunião com docentes do curso de Estudos Ingleses da Uni-CV, que permitiu o intercâmbio académico e a identificação de potenciais áreas de colaboração futura no âmbito do projeto e de outras iniciativas internacionais.

 

Galeria de fotos

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account