52307982685_26c42ed661_w.jpg

A Universidade de Cabo Verde, com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e em colaboração com o Ministério da Educação, dá início à quarta edição do projeto Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde (CdM-CV), já a partir da segunda-feira, dia 22 de julho de 2024, Auditório E8.101, no Campus do Palmarejo. Esta iniciativa tem como objetivo principal despertar e reforçar o interesse dos estudantes do ensino secundário pela matemática, através de uma abordagem prática e interativa.

As boas-vindas e a apresentação do programa estarão a cargo da coordenadora do projeto e diretora do LabMat, Telma Silva. Seguir-se-á o testemunho de uma aluna, destacando como o projeto influenciou a sua vida, evidenciando o impacto pessoal e académico do CdM-CV. A cerimónia de abertura do Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde começará às 9h, com intervenções da Diretora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral, da Vice-Reitora Sandra Freire, responsável pelas áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, e do Ministro da Educação, Amadeu Cruz.

O CdM-CV tem como objetivos gerais: reunir estudantes do 10º ano num campo não-residencial, com atividades educativas que estimulem o interesse pela Matemática, através das suas aplicações na resolução de problemas do quotidiano, constituindo-se num primeiro momento de imersão no mundo da matemática e suas aplicações;  acompanhar progressivamente os estudantes participantes do CdM-CV, ao longo do 11º e 12º anos, promovendo a autoaprendizagem e o desenvolvimento individual das suas capacidades matemáticas.

A quarta edição do CdM-CV decorre entre os dias 22 a 26 de julho de 2024, na cidade da Praia, para 37 alunos do 11º ano (do nível 2), das ilhas do Sotavento que participaram da terceira edição, e para os dias 29 de julho a 02 de agosto de 2024, na cidade do Mindelo, para 31 alunos do 10º Ano (do nível 1) das ilhas do Barlavento. Estão envolvidos ainda nesta edição 17 professores das ilhas do Sotavento e 11 das ilhas do Barlavento, para além 11 professores da Uni-CV e 10 monitores (estudantes do curso de Matemática e do Programa Vocações para a Matemática Gulbenkian da Uni-CV).

O Campos da Matemática Gulbenkian proporciona aos jovens um ambiente privilegiado para descobertas e desafios, que estimulam a sua curiosidade e aumentam a sua motivação para a aprendizagem.  No CdM-CV, os estudantes trabalham habilidades e estratégicas, através de resolução de problemas, que facilitam a aproximação entre os conteúdos de Matemática estudados e os conhecimentos vivenciados no seu quotidiano. Desenvolvem ainda, competências nas áreas de: concentração, organização e autoconfiança.

As atividades do CdM-CV enquadram-se num dos grandes objetivos do Laboratório de Matemática da Universidade de Cabo Verde (LabMat), que é desenvolver projetos pedagógicos e tecnológicos em ensino e aprendizagem da Matemática, que envolvem alunos e professores do ensino básico ao superior. O LabMat, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, com equipamentos modernos (entre computadores, quadro interativo, materiais audiovisuais, etc) e dezenas de materiais didáticos e científicos (entre jogos, quebra-cabeças, livros na área da Matemática e suas aplicações, etc), será inaugurado com as atividades do CdM-CV.

outorga_de_grau24.png

Poster_frente.jpg

Poster_Day_Mat.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) está a receber a 5.ª edição dos Dias Internacionais de Matemática de Cabo Verde (CVIM'2024), que se realiza de 2 a 6 de setembro de 2024, no auditório 102, edifício 8, Campus do Palmarejo Grande. Este evento internacional reúne dezenas de especialistas e investigadores de renome na área da Matemática, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a discussão de temas atuais e relevantes.

A conferência, dedicada aos Professores Delfim F. M. Torres e Gastão S. F. Frederico pela criação desta série de eventos, e ao Professor Paulino Fortes, em celebração do seu sexagésimo aniversário, abrange uma vasta gama de tópicos. Entre os temas a serem discutidos estão Otimização e Análise Variacional, Teoria de Sistemas Matemáticos, Equações Diferenciais, Controlo Não Linear, Modelagem Matemática, Teoria de Matrizes, Cálculo Fracional, Aprendizagem de Máquina e Educação Matemática.

Os 5.ºs Dias Internacionais de Matemática de Cabo Verde (CVIM'2024) são organizados pela Universidade de Cabo Verde em parceria com a Universidade de Aveiro, Portugal. As edições anteriores, realizadas em 2013, 2015, 2017 e 2021, destacaram-se pelo sucesso e pela elevada participação de académicos e profissionais da área.

O evento faz parte das atividades de investigação do Grupo de Sistemas e Controlo do CIDMA e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), ref UIDB/04106/2020. A língua oficial da conferência é o inglês, permitindo uma ampla participação internacional.

Para mais informações sobre os temas a serem discutidos, os keynote speakers e o programa detalhado da conferência, consulte o site oficial da CVIM'2024 aqui.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL

Amílcar Cabral: Um Património Nacional e Universal

09-12 de setembro de 2024

Realização conjunta de Cabo Verde e Guiné-Bissau 

Comemorar o centenário de Amílcar Cabral é celebrar a memória daquele que foi um dos mais ilustres filhos de África e render homenagem a uma das mais importantes figuras do século XX. Decorridos que foram mais de cinquenta anos após a sua morte e numa conjuntura marcada por injustiça social e crescente desigualdade social, pareceu-nos oportuno, no ano em que se comemora os 100 anos do seu nascimento, revisitar o legado teórico e trazer a debate novas abordagens sobre o pensamento deste grande visionário e lutador pela liberdade. 

O compromisso inabalável com a luta pela liberdade, contra todas as formas de colonização, constitui uma dimensão crucial do pensamento e da ação de Amílcar Cabral. A visão política humanista e revolucionária, continua a oferecer uma alternativa às várias teorias e paradigmas, entre outras temáticas contemporâneas. Por conseguinte, qualquer evocação à figura de Amílcar Cabral representa um compromisso ético e intelectual, tanto para os países pelos quais lutou e dedicou a sua vida, a Guiné-Bissau e Cabo Verde, como para todo o Continente Africano e o mundo.

Celebrar o Centenário do nascimento de Cabral constitui uma oportunidade única de abordar, analisar e discutir, de forma livre e descomplexada, a contribuição deste grande intelectual africano à causa das independências, quer através da ação direta e do exemplo, quer através da sua obra escrita. Com efeito, Amílcar Cabral desempenhou um papel crucial na libertação e na formação das identidades nacionais dos dois países africanos. Considerado por muitos autores e estudiosos africanistas como um dos mais fecundos teóricos africanos sobre as lutas de libertação e de emancipação dos povos, a obra de Amílcar Cabral tem sido objeto de estudo em Universidades e Centros de Investigação dos mais diversos países.

Por forma a honrar o seu legado e reconhecer a sua contribuição para a história africana e mundial, por ocasião do Centenário do nascimento de Amílcar Cabral, as instituições académicas da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, decidem levar a cabo um conjunto de iniciativas que decorrerão durante o ano de 2024, das quais se destaca a promoção conjunta do Simpósio Internacional AC. Desse modo, contextualizar a vida de Amílcar Cabral e as suas realizações dentro do panorama mais amplo da história africana e mundial, permitirá destacar a importância da luta dentro do contexto da descolonização africana e respetiva autodeterminação.

A realização de atividades ao longo do ano em torno do centenário de Amílcar Cabral constitui uma oportunidade de levar e elevar o debate sobre questões relacionadas com a história africana, política colonial, movimentos de libertação, a visão de Amílcar Cabral sobre uma África libertada; a mulher no pensamento de Amílcar Cabral e sua importância no avanço da luta; o contributo da teoria na prática revolucionária dos jovens no desenvolvimento; a cultura e a educação na luta pela libertação dos povos africanos e outras questões contemporâneas enfrentadas  pelos países africanos, tanto no campo das relações internacionais, como no da  filosofia e ética do desenvolvimento.

unicv_2024.jpeg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account