Engenharia_Agroflorestal_abertura_oficial.jpg

A Universidade de Cabo Verde deu início ao curso de licenciatura em Engenharia Agroflorestal, uma nova oferta formativa da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais, resultado de uma colaboração estratégica entre a Uni-CV e o Ministério da Agricultura e Ambiente. A cerimónia de inauguração, presidida pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, decorreu na quinta-feira, 21 de março, sendo realizada no auditório 102 do Edifício 8, Campus do Palmarejo Grande.

Ministro_Agricultura_Ambiente.jpg

O Ministro da Agricultura e Ambiente, ao proferir o discurso de abertura, reafirmou  o compromisso do governo com a área, sublinhando a necessidade urgente de formar técnicos qualificados para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela sustentabilidade ambiental. "O país precisa... de injetar no mercado da produção agroalimentar... muitos técnicos," destacou Gilberto Silva, salientando a importância da formação técnica e científica para o desenvolvimento nacional.

Gilberto Silva também falou da baixa literacia em matéria de conhecimentos sobre mudanças climáticas no país e a importância de agir localmente para combater um problema global. "Estamos a enfrentar uma grande crise," alertou o Ministro, evidenciando os impactos das mudanças climáticas em Cabo Verde e a responsabilidade de todos na busca por soluções sustentáveis.

O curso de Engenharia Agroflorestal visa equipar os estudantes com o conhecimento e as competências necessárias para inovar e melhorar o setor agroalimentar e de gestão de recursos naturais em Cabo Verde. Com uma abordagem integrada e sustentável, o programa é um passo fundamental para preparar o país para os desafios futuros.

Os estudantes inscritos no curso foram incentivados pelo Ministro Silva a se dedicarem intensamente aos estudos, prometendo apoio governamental e destacando a garantia de estágios em instituições internacional e subsídios de alimentação como parte do compromisso com a sua formação. "Estamos hoje, neste primeiro contato, mas não vai ser... Vamos ter de assegurar regularmente ações que nos permitam estar juntos," afirmou Silva, promovendo uma parceria contínua entre o Governo e os futuros profissionais do setor.

Reitor_UniCV.jpg

Em seu discurso, o Reitor José Arlindo Barreto destacou o compromisso do Ministro da Agricultura e Ambiente Gilberto Silva com a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar, ressaltando a urgência em abordar questões agrícolas e ambientais não só em Cabo Verde, mas globalmente. O Reitor apelou para uma maior conscientização sobre a importância de focar no futuro e na seriedade de tais questões, em vez de se concentrar apenas em divertimentos momentâneos.

A divulgação intensiva do curso levou a uma inscrição inicial de 35 candidatos, com um equilíbrio de gênero notável (18 homens e 17 mulheres), dos quais 22 já estão matriculados. O Reitor salientou a distribuição geográfica diversificada dos alunos, refletindo um interesse nacional pelo programa.

José Arlindo Barreto expressou a sua preocupação com o número reduzido de inscrições apesar dos esforços de divulgação, questionando o nível de interesse nas áreas de Engenharia Agroflorestal e Agronomia. No entanto, reiterou a determinação do governo e da universidade em tornar estas áreas mais atraentes para os estudantes, destacando o potencial de empregabilidade nestes campos.

Os formandos saem com uma formação robusta e versátil, aptos a desempenhar um leque diversificado de funções no setor agroflorestal. Eles estarão capacitados para produzir, explorar e gerir atividades agroflorestais de forma sustentável, aplicando técnicas culturais racionais e explorando as componentes florestal, agrícola e animal para obter produtos de qualidade. Estes profissionais poderão ocupar cargos em empresas agrícolas e florestais, estufas, viveiros, associações de agricultores, organismos de proteção da natureza, entre outros.

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account