«
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
»
23 de Out. 2024

ods_eventos_feira.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com as Nações Unidas, vai realizar a Feira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) entre os dias 23 e 25 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia das Nações Unidas. Sob o lema "ODS 2030 - Inovação e conhecimento para o futuro sustentável", o evento pretende reforçar o papel transformador da academia, do pensamento científico, da inovação tecnológica e da produção de conhecimento no cumprimento dos ODS, conforme definidos na Agenda 2030.

A cerimónia de abertura, que terá lugar no dia 24 de outubro, às 9h00, contará com a presença do Magnífico Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, da Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Souza e do Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva. A sessão incluirá a apresentação de um projeto emblemático sobre sustentabilidade ambiental, focado no acesso universal à energia limpa, combate à pobreza e promoção da igualdade.

A realização desta feira surge como uma iniciativa central para destacar a importância da Uni-CV na mobilização da sociedade e na criação de soluções inovadoras para os desafios globais, como a erradicação da pobreza, o combate às desigualdades e a promoção da sustentabilidade ambiental. Alinhada com o Pacto para o Futuro, recentemente aprovado na Assembleia Geral das Nações Unidas, a feira coloca grande enfoque nas futuras gerações e no uso da tecnologia como instrumento essencial para moldar um mundo mais inclusivo e sustentável.

Objetivos da Feira dos ODS

  • Sensibilizar e mobilizar a comunidade académica e parceiros na promoção dos ODS, evidenciando o papel da universidade na criação de soluções para os desafios globais.
  • Destacar o impacto da ciência e tecnologia no cumprimento dos ODS, com apresentação de projetos científicos e inovações tecnológicas em curso na Uni-CV que contribuem para os diferentes ODS, especialmente os ligados à sustentabilidade, energia limpa, combate à pobreza e promoção da igualdade.
  • Fomentar a interação e a cooperação, proporcionando um espaço de diálogo entre a academia, o setor privado, organizações da sociedade civil e a comunidade internacional, criando sinergias e partilhando boas práticas no cumprimento dos ODS.
  • Promover uma feira interativa, oferecendo um ambiente dinâmico com demonstrações práticas dos trabalhos realizados pelos diferentes departamentos da Uni-CV, visitas guiadas a laboratórios e atividades que permitem ao público experimentar inovações tecnológicas diretamente.

Programação e atividades

Durante os três dias da Feira dos ODS, serão apresentados projetos de investigação e extensão desenvolvidos pela Uni-CV que contribuem para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, espalhados pelo Campus do Palmarejo Grande. O programa inclui:

  • Painéis temáticos e workshops: Discussões e oficinas práticas sobre questões relacionadas com os ODS e a aplicação da ciência e tecnologia no enfrentamento destes desafios.
  • Visitas guiadas e atividades interativas: Grupos de visitantes, incluindo estudantes do ensino secundário, terão a oportunidade de visitar laboratórios e participar em atividades que ilustram o papel da ciência e inovação nos ODS.

 O evento destina-se à comunidade académica, estudantes do ensino secundário, parceiros de implementação e desenvolvimento, bem como representantes dos setores público e privado e a sociedade civil em geral. Os visitantes poderão consultar um mapa interativo e códigos QR para se orientarem e acederem rapidamente a informações sobre os projetos apresentados e a agenda do evento.

BANNER-REDES-.jpg

BANNER_REDES_SOCIAISrev.png

projecao_ciclo_conf-deb_50_anos_2_1.png

projecao_ciclo_conf-deb_50_anos_2_1.png25out_ciclo_conf-deb_50_anos.png

O Ciclo de Conferências-Debate em comemoração do 50º Aniversário da Independência de Cabo Verde, que vai decorrer de setembro de 2024 a junho de 2025, é uma oportunidade para celebrar e analisar as conquistas, os avanços e os desafios do país ao longo das últimas cinco décadas.

Este evento tem como objetivo reunir líderes, académicos, especialistas e membros da sociedade civil para discutir os desafios enfrentados por Cabo Verde desde a independência, destacar as suas realizações e traçar um caminho para um futuro que se deseja promissor.

O Ciclo de Conferências-Debate visa promover uma reflexão profunda sobre Independência, Democracia, Educação, Saúde, Justiça, Economia, Ambiente, Política Externa, História, Cultura e Desenvolvimento Social do país, reunindo diferentes vozes e perspetivas.

Para além disso, constituir-se-á numa oportunidade de fortalecimento do espírito de união e de colaboração em prol do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde e de parcerias nacionais e internacionais que possam ser impulsionadas pela sociedade civil organizada.

Programa (.pdf)

display_antropocenica_3_poster_square.jpg

_antropocenica_3_poster_square.jpg

A Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) será palco, no próximo dia 28 de outubro, do seminário internacional “Resistência: Simentera di Liberdadi - Histórias de Luta, Olhares para o Futuro”. Inserido no âmbito do Mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia (RID), o evento decorrerá no Auditório 101 do edifício 8 e está aberto ao público.

Dividido em dois períodos, das 9h00 às 12h30 e das 15h00 às 17h00, o seminário tem como objetivo reunir académicos e membros da sociedade civil para refletir sobre os problemas e impactos provocados pela ação humana no planeta. A iniciativa visa abordar processos relacionados com a exploração colonial e extrativista nos países do Sul Global, contribuindo para repensar a existência humana no planeta.

Programa da manhã: reflexões sobre resistência e futuro

A abertura, agendada para as 9h00, contará com intervenções de Odair Barros-Varela, Dirk Michael Hennrich e Silvio Luiz Cordeiro, sob o tema “Antropocénica”. Estarão presentes o Presidente da Escola de Negócios e Governação, Edmir Ferreira, e a Pró-Reitora de Investigação e Formação Avançada, Sónia Vaz Semedo.

O painel da manhã, intitulado “Resistência: Simentera di Liberdadi - Histórias de Luta, Olhares para o Futuro”, incluirá as seguintes apresentações:

  • “Um Breve Olhar sobre o ‘Território’ a partir da Contra-Colonialidade”
    Odair Barros-Varela (Cabo Verde)
  • “A Dinâmica da Pressão Social e de Protesto em Angola (2011-2023)”
    Sérgio Dundão (Angola)
  • “Contaminação por MICROplástico - Um Problema de Dimensão MACRO”
    Mara Abu-Raya (Cabo Verde)
  • “Do Festival Hip-Hop Konsienti à Kubaka e ao Programa Xalabas: o Rap e as Possibilidades de (Re)Leitura do Espaço Urbano e de (Re)Construção de Identidades de Resistência e Emancipação”
    Redy Lima (Cabo Verde)
  • “A Inclusão das Comunidades Agropastoris na Tomada de Decisões sobre as Mudanças Climáticas em Cabo Verde”
    Pedro Matos (Cabo Verde)

O debate será moderado por Maria de Lourdes Gonçalves, docente da Uni-CV.

Sessão da tarde: inspirada em "Terra em Transe"

A partir das 15h00, a reunião intitulada “Terra em Transe” promoverá discussões sobre temas como “Resistências Insulares”, “Violência contra a Terra e seus seres”, “Além das Ruínas: Cidade Velha e as novas cidades globais” e “Revolução: Cenários para reexistir no mundo”.

O título desta reunião é inspirado no filme homónimo de Glauber Rocha, lançado em 1967, ano em que também surgiu “Tropicália”, música de Caetano Veloso considerada na génese do Tropicalismo. Caetano relatou em Verdade Tropical (1997): “Se o Tropicalismo se deveu em alguma medida a meus atos e minhas ideias, temos então de considerar como deflagrador do movimento o impacto que teve sobre mim o filme Terra em Transe, de Glauber Rocha”.

Reflexão sobre o papel humano no planeta

Este seminário surge como uma oportunidade para discutir os desafios atuais que a humanidade enfrenta, especialmente no contexto dos países do Sul Global. Pretende-se fomentar uma reflexão profunda sobre a exploração dos recursos naturais, as consequências da colonização e a necessidade de encontrar novos caminhos para um futuro sustentável.

O evento é uma iniciativa aberta ao público, incentivando a participação de estudantes, investigadores, profissionais e todos os interessados em debater questões cruciais sobre a resistência, liberdade e o papel do ser humano na preservação do planeta.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account