Fase extraordinária para a renovação de matrícula / 10 a 14 de Maio 2021
Colôquio Internacional Ciências Sociais
Oferta Formativa - Cursos de Licenciatura
Novo Campus novas oportunidades
previous arrow
next arrow

I-Fórum-Nacional-da-Educação-Médica-em-Cabo-Verde.jpg

cartaz_forum.jpg

banner-Site-cedu-2021.jpg

 

“Currículo, Tecnologias e Sociedade - Desafios da Escola para uma nova normalidade”

Cabo Verde, Novo Campus de Uni-CV, Praia

14 e 15 de outubro de 2021

CHAMADA PARA RESUMOS DE COMUNICAÇÕES

V Colóquio Cabo-verdiano da Educação

– CEDU 2021 –

1. Fundamentação

A Universidade de Cabo Verde institucionalizou, há cerca de uma década, o Colóquio Cabo-verdiano de Educação, CEDU, durante esse período já realizou quatro edições e prepara para a realização da V Edição, em 2021. Em cada edição procura-se estudar e debater a produção de conhecimentos relacionados com questões importantes e inadiáveis do sistema educativo cabo-verdiano, com referências em marcos internacionais de realidades educativas.

Para 2021, a V Edição, os debates e conhecimentos estarão a questionar os pressupostos da congregação tripartida de currículo, tecnologias e sociedade face a questões de integração, tendo como meta o fixado no 4.º objetivo da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que visa: “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Para alcançar essa meta, um conjunto de rotinas precisam ser reavaliadas. Na verdade, a inclusão de todos implica operações com diversidade de visões e disposições para a descoberta, convívio e aceitação de um conjunto de diferenças, bem como as suas valorizações, a fim de que o próprio sistema/cadeia de inclusão possa se retroalimentar e se sustentar

A gestão de heranças surge como um elemento fundamental no processo de inclusão, a fim de que todos possam se sentir úteis e ao nível de reconhecer a importância dos diferentes sistemas de gestão de processos de inclusão na melhoria da sua qualidade de vida. Por outro lado, a vivência do homem, suas aprendizagens e sua evolução são muito baseadas em referências. Assim, uma via de facilitação de integração está baseada na comunhão de referências e constituição de comunidades de sentido.

Diante da tumultuada experiência da pandemia mundial, Covid-19, três temas, já debatidos em outros momentos, retornam à baila, a saber: 1) A instituição escolar e o que, de facto, está em jogo: seu futuro e desafios. 2) A escola para todos: como ela é e como se faz (forma, conteúdo e atores). 3) As virtudes dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: modalidades alternativas para a escolarização, aquisição e produção de conhecemos.

Considerando que a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), constitui um espaço de reflexão e de debate das questões de atualidade, a 5ª edição do Colóquio Caboverdiano de Educação, se propõe refletir sobre problemáticas da Educação, focando essas preocupações que tomam vulto em todo o globo e que exigem respostas o quanto antes, pois não sabemos quando a crise sanitária e humana finalmente será controlada

Assim, temos a honra de convidá-la(o) a submeter propostas de resumos de comunicações (duas no máximo) sobre trabalho científico de acordo com um dos subtemas listados abaixo:

  • Currículo: Programas, conteúdos, propósitos, objetivos e resultados. Bases curriculares, inovações pedagógicas em tempos de distanciamento social; avaliação das aprendizagens, conteúdo x competências e políticas curriculares no contexto da educação inclusiva;
  • Tecnologias aplicadas à Educação: As Tecnologias da Informação e da Comunicação ganham importância como ferramentas para manter os processos de aprendizagem em meio ao distanciamento social. Tipologia, estado da arte da engenharia de ambientes virtuais de aprendizagem, direito ao acesso à internet, acesso às ferramentas tecnológicas (computadores, smartphones, tablets, etc) no enfrentamento das desigualdades sociais.
  • Inclusão: políticas, modelos, escolas e universidades como locus de ações afirmativas inclusivas; políticas de enfrentamento da desigualdade de género e desigualdade social na Educação;
  • Educação para Mudanças Sociais/Crises e Sustentabilidade: inclusão, empreendedorismo, financiamento do ensino superior; políticas de permanência escolar/académica, impactos económicos do abandono escolar; formação e pesquisa nas principais áreas de interesse em ciência e tecnologia, entre outros.

Os formulários de inscrição e as propostas de resumo (Anexo I) deverão ser enviados através do endereço de correio eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. de 22 de abril de 2021 a 30 de maio de 2021, com proposta, pelo(s) autor(res), do subtema em que se inserem. O nome do ficheiro deve ser o mesmo que o da proposta de resumo. A participação no Colóquio está condicionada à inscrição, de pelo menos um, dos autores dos trabalhos submetidos.

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO 

O resumo deve resultar de textos originais de comunicações e que não estejam sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional. Deverá ser elaborado em Português e ser submetido em ficheiro editável (doc; docx). O resumo inclui o título do mesmo. O autor deverá enviar, em ficheiro independente, as seguintes informações: - Título do resumo; 

- Nome do autor e coautores se houver; 

- Instituição. 

O corpo do resumo deverá conter até o máximo de 1500 caracteres incluindo os espaços. Dele deverão constar uma breve introdução e contexto, objetivos, metodologia, resultados (parciais ou finais quando couber) ou implementação da experiência relatada e 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave. As margens devem ser de 2,5 cm, a fonte: Times New Roman, tamanho 12, o espaçamento entre linhas de 1,5 cm e o alinhamento justificado.

Para mais informações aceder ao sítio www.unicv.edu.cv e/ou contactar a Comissão Organizadora: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Anexo I

6ª-Congresso-Internacional-de-Educação-Ambiental-.png

O VI Congresso Lusófono de Educação Ambiente dos países de língua portuguesa decorrerá de2 a 5 de novembro de 2021, em São Vicente e Santo Antão. O evento será realizado pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em Mindelo, sob o tema “Oceano, Lusofonia e Educação Ambiental: Caminhos de esperança para uma transformação socio ecológica na CPLP”.

A programação, segundo a comissão organizadora, contará com uma multiplicidade de olhares que cruzam com o campo da educação ambiental dos países, regiões e comunidades falantes da língua portuguesa, visando fortalecer o debate.

A agenda científica do evento é abrangente e abarca temas diversos de relevância para o mundo e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente o conhecimento dos oceanos e das mudanças climáticas e a promoção da responsabilidade partilhada.

Estão previstas várias atividades, como conferências, painéis, minicursos, eventos paralelos, oficinas Ocean Arte, apresentação de livros ou revistas, posters, gastronomia, visitas às iniciativas e projetos locais e visita aos parques naturais de São Vicente e Santo Antão.

O Congresso tem como objetivos principais a promoção de intercâmbio científico e a partilha de informação e experiências pedagógicas no espaço da Lusofonia, congregando esforços e mentes para uma agenda científica comum, centrada na sensibilização e capacitação para educação ambiental e no reforço da cidadania ambiental.

campus novo