O Ministério da Educação, através da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), anunciou a abertura do Concurso Nacional de Bolsas e a Concessão de Gratuitidade para pessoas com deficiência para o ano académico 2024/2025. Este concurso destina-se a estudantes de Licenciatura/Mestrado Integrado (continuação de estudos), Mestrado e Doutoramento, tanto em instituições de ensino superior nacionais como para descendentes de emigrantes que pretendam estudar no exterior.
As candidaturas para as bolsas estão abertas até ao dia 15 de outubro de 2024, enquanto as candidaturas para a concessão de gratuitidade para pessoas com deficiência estão abertas até o dia 28 de outubro de 2024. É imperativo respeitar estas datas-limite.
O processo de candidatura é totalmente digital para as bolsas, devendo os interessados submeter os seus pedidos através da Secretária Digital, no seguinte link. Para a concessão de gratuitidade para pessoas com deficiência, os candidatos devem entregar os processos nas Instituições de Ensino Superior onde estão matriculados.
Os requisitos necessários e a documentação a ser apresentada para ambos os processos podem ser consultados nos regulamentos específicos: Regulamento das Bolsas e Regulamento de Candidatura para Concessão de Gratuitidade.
Para quaisquer esclarecimentos adicionais, os candidatos podem contactar diretamente a Direção-Geral do Ensino Superior em Praia, ou as delegações do Ministério da Educação nos diversos concelhos.