Iniciativa proposta pelo Accelerator Lab do PNUD utiliza design tradicional e tecnologia moderna para iluminar comunidades sem acesso à eletricidade

 kafuka_unicv.jpg

Numa colaboração com o Accelerator Lab do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) está a unir passado e futuro através do projeto KAFUKA, uma solução inovadora que visa levar energia renovável a comunidades com acesso deficitário à eletricidade. A iniciativa, apresentada na Feira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), resulta de uma necessidade identificada pelo Accelerator Lab do PNUD, que procurou a Uni-CV para desenvolver uma solução viável.

Em várias comunidades de Cabo Verde, o acesso à energia elétrica é limitado ou inexistente, e os elevados custos impedem que muitas famílias beneficiem de iluminação adequada. O Accelerator Lab do PNUD, ao identificar esta carência nas comunidades, propôs a ideia do KAFUKA e recorreu à Uni-CV para materializar o projeto, combinando tradição e inovação tecnológica.

sonia_semedo.jpg

 

O KAFUKA inspira-se no tradicional candeeiro artesanal a petróleo utilizado em Cabo Verde, conhecido como KAFUKA. Este candeeiro, feito geralmente de vidro, lata ou outro material metálico, gerava luz através de petróleo ou óleo de palma e uma torcida de tecido ou fibras de algodão. Era uma luz rudimentar que iluminava casas, apontava caminhos e abria horizontes, sendo fundamental em épocas em que a eletricidade era praticamente inexistente no país.

A gestora do projeto, Sónia Semedo, explicou o envolvimento da universidade: "O Accelerator Lab do PNUD identificou a necessidade de fornecer soluções de iluminação a famílias sem acesso à energia e trouxe-nos a ideia de revitalizar o KAFUKA. A Uni-CV está a contribuir como parceira, utilizando as novas tecnologias para desenvolver uma solução sustentável que responda a este desafio."

Cleonice_Moreira.jpg

 

A docente e investigadora da Uni-CV, Cleonice Moreira, acrescentou que o objetivo é resgatar este design ancestral e adaptá-lo à modernidade através de tecnologias sustentáveis: "Sabemos que, em algumas zonas de Cabo Verde, o acesso à energia é deficitário e muitas famílias não têm possibilidade de ter eletricidade em casa devido ao elevado custo. O KAFUKA é uma solução que encontramos para levar energia a essas pessoas, utilizando novas tecnologias para solucionar este problema."

A Uni-CV lançou um concurso entre os seus estudantes para a criação do novo design do KAFUKA, incentivando a criatividade e a inovação. Após o desenvolvimento do protótipo físico, impresso em impressoras 3D após um minucioso trabalho de dimensionamento e design, será integrada a componente eletrónica que permitirá o funcionamento através de energia solar.

O novo KAFUKA será, assim, um candeeiro artesanal equipado com tecnologia moderna, mas também poderá incluir funcionalidades adicionais, como o carregamento de outros dispositivos ou o acesso a serviços online, dependendo do desenvolvimento do sistema de carregamento. Além disso, incorporará um sistema de recolha de informação para monitorizar e identificar padrões de utilização, contribuindo para a melhoria contínua do produto.

O projeto KAFUKA está alinhado com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente: o Objetivo 7 (Energia Acessível e Limpa), Objetivo 13 (Ação Climática), Objetivo 10 (Redução das Desigualdades) e o Objetivo 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos). O Responsible and Smart Solutions Lab, parte do Centro de Investigação de Tecnologia e Engenharia da universidade, desempenha um papel fundamental na implementação da iniciativa. 

unicv_kafuka.jpg

 

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account