IMG 20230307 WA0005

Quatro docentes da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde participam em mobilidade na Universidade Palacký em Olomouc, na República Checa, no âmbito do programa Erasmus+. 

Zita Vieira e Ermelinda Tavares - ambas do Grupo Disciplinar de Estudos Ingleses, Rosa Martins do Grupo Disciplinar de Estudos Franceses e Hulda Costa do Grupo Disciplinar de Estudos Portugueses e Língua Cabo-Verdiana foram as selecionadas. 

Participar da mobilidade em Universidade Palacký Olomouc serviu para “experimentar novos ambientes de ensino-aprendizagem. Foi uma oportunidade não só para estabelecermos contatos profissionais, mas também para criarmos amizades”, afirmam as docentes. 

A mobilidade teve como objetivo promover a interação entre os professores das referidas Universidades para a troca de experiência a nível científico, pedagógico e cultural, promovendo a cooperação entre os grupos disciplinares da Universidade de Cabo Verde e da Universidade Palacký em Olomouc e divulgar os cursos da Universidade de Cabo Verde.

“Esperamos ter contribuído para a aproximação dos professores e coordenadores de línguas das Universidades em questão, através da troca de experiências, conhecimentos, competências e metodologias de trabalho”, consideram as docentes. 

“A mobilidade contribuiu para a emergência de uma nova cooperação e intercâmbios, a nível do ensino, da formação e da investigação, especialmente em línguas”, acrescentaram.  

As docentes esperam que mais portas se abram para que a Universidade de Cabo Verde também possa receber estudantes, professores e investigadores da Universidade Palacký e de outras Universidades da República Checa. 

Durante a estadia, as docentes tiveram a oportunidade de partilhar a cultura cabo-verdiana, lecionar algumas Unidades Curriculares dos cursos da Uni-CV e de proferir palestras em workshops no departamento de Línguas Românicas da Universidade Palacký em Olomouc. 

O programa teve a duração de 8 dias para as professoras de Inglês e 12 dias para as de Português e Francês. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account