20230301 145537

As docentes e investigadoras Clementina Furtado e Fernandina Andrade participaram na Vª Jornada Internacional de Avaliação da Rede CIMPI: Projeto INTRAPI, que teve lugar na Universidade de La Laguna (ULL), entre os dias 1 e 4 de março de 2023.

Durante a jornada foram realizados encontros de discussão que debruçaram sobre os diagnósticos em matéria de políticas de igualdade de género, realizados pelas universidades integrantes do projeto, bem como sobre as atividades desenvolvidas pelas universidades ao longo do projeto e troca de experiências sobre os desafios encontrados na realização das atividades.

O segundo dia do encontro foi marcado pela realização de várias conferências subordinadas ao tema: "Universidades Africanas a Enfrentar o Desafio da Igualdade de Género" que tiveram lugar no período da manhã. As mesmas foram dirigidas ao público estudantil da ULL.

No período da tarde realizou-se uma reunião com a Unidade de Igualdade da ULL, tendo como destaque a apresentação desta unidade, dos trabalhos que vêm desenvolvendo ao longo dos anos e a visita ao vice-reitorado de Projeção, Internacionalização e Cooperação da Universidade de La Laguna. O momento foi aproveitado igualmente para a assinatura de protocolo entre algumas universidades africanas e a ULL.

No encontro de trabalho privilegiou-se uma breve reflexão colaborativa, tendo em vista o desenho de um novo projeto da REDE CIMPI a ser submetido futuramente. Igualmente a equipa teve oportunidade de realizar visitas às entidades de interesse em Tenerife.

De realçar que o projeto foi vencedor do PRÉMIO "AX AEQUO" DE LA VIII EDICIÓN DEL PRÉMIO A LA INTERNACIONALIZACIÓN, da Universidade de La Laguna. Trata-se de um prémio anual atribuído pela ULL aos projetos em curso na instituição que privilegiem a internacionalização.

O projeto CIMPI teve início em 2018 e é financiado pelo Governo das Canárias através do Fondo Europeo de Desarollo Regional, engloba dois continentes (Europa e áfrica), seis países (Cabo Verde, Canárias, Mali, Mauritânia, Marrocos, Costa do Marfim) e  nove universidades (Universidade de Cabo Verde, Universidade Félix-Houphouët-Boigny, Universidade Hassan II de Casablanca, Universidade Ibnou Zohr, Universidade de La Laguna, Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Universidade de Ciencias Sociales y Humanas de Bamako, Universidad de Moulay Ismaïl, Universidade de Nuakchot Al-Aasriya).

O propósito central do projeto é promover Redes de Cooperação Canárias-África em políticas de igualdade, numa perspetiva multidisciplinar. Através desta rede, privilegia essencialmente a partilha de conhecimentos, experiências e propostas inovadoras na conceção de políticas de igualdade, sendo elegida a abordagem colaborativa, com especial atenção para a diversidade cultural e propostas endógenas. A equipa de Cabo Verde é composta por sete elementos, sendo quatro mulheres e três homens.

Rede CIMPI - Redes de cooperação interuniversitária entre as Ilhas Canárias e África no âmbito da inovação, transferência e avaliação, aplicando metodologias de colaboração em políticas de igualdade.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account