Imagem-original--Investigadores-RESISTANCE-Uni-CV-em-atividades-do-Projeto-em-Portugal.jpgTrês docentes da Universidade de Cabo Verde no Projeto RESISTANCE - H2020-MSCA-RISE-2017 (Marie Skłodowska-Curie Research and Innovation Staff Exchange), na condição de investigadores visitantes em universidades portuguesas, a saber: Profs. Doutores Elter Carlos e Gertrudes Silva Oliveira (Universidade de Évora) e Prof. Doutor Lourenço Gomes (Universidade Nova de Lisboa), realizam as respetivas missões científicas e académicas em Portugal, entre março e abril de 2022. 

Os mesmos investigadores, em articulação com os team leaders de acolhimento e correspondentes centros de investigação, prepararam uma agenda de tarefas que inclui: intercâmbios com as equipas de investigação e inovação, no âmbito do referido projeto; contributos na elaboração de sinopses de rebeliões para o digital mapping of popular revolts; e participação no reforço da bibliografia sobre fenómenos de resistência nos impérios ibéricos, entre os séculos XVI e XIX. 

Além destas atividades, os mesmos docentes universitários farão ainda uma pesquisa  em arquivos, para a participação em eventos académicos e preparação de artigos científicos, respeitando o quadro temporal definido sobre as resistências que tiveram como personagens indivíduos discriminados em diferentes contextos.  

As estadas no exterior servem, igualmente, para estes professores, entre outras atividades, ajudarem a coordenação geral do Projeto RESISTANCE, na preparação do 7º Simpósio Internacional subordinado ao tema: cultural resistance (discourses, art, literature, music, religion), planeado para ser realizado em junho de 2023 na Universidade de Cabo Verde

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account