268657485_616376093014733_3645331874467264557_n.jpg A Embaixada de Espanha em Cabo Verde condecorou a Reitora da Universidade de Cabo Verde, Professora Judite Medina do Nascimento, com a Medalha de Mérito Civil, na segunda-feira, 20 de dezembro, na Cidade da Praia.

A Ordem do Mérito Civil foi instituída pelo Rei Afonso XIII, por Real Decreto de 25 de Junho de 1926, para premiar "as virtudes cívicas dos funcionários ao serviço do Estado, bem como os serviços extraordinários dos cidadãos espanhóis e estrangeiros no bem da Nação."

O preâmbulo do despacho refere que "se destina a premiar méritos de natureza civil, adquiridos por pessoal dependente de qualquer das administrações públicas" ou "por pessoas estranhas à Administração, que prestem ou tenham prestado serviços relevantes ao Estado, com trabalho extraordinário, iniciativas lucrativas ou com exemplar perseverança no desempenho de suas funções. Esta condecoração também pode ser atribuída a pessoas de nacionalidade estrangeira, desde que tenham prestado serviços diferenciados à Espanha ou uma notável colaboração em todos os assuntos que beneficiem a Nação. O Rei é o Grão-Mestre da Ordem do Mérito Civil. Todas as condecorações desta ordem serão conferidas em seu nome e os títulos correspondentes serão autorizados com o carimbo de sua assinatura”.

WhatsApp_Image_2022-01-16_at_12.31.20.jpeg

As ligações entre a Universidade de Cabo Verde e a Espanha são históricas. Desde logo, mas não só, porque a Universidade de Cabo Verde desempenhou um importante papel no desenvolvimento do ensino superior e da investigação científica em Cabo Verde, sempre buscando aprofundar as parcerias da Universidade com instituições de ensino superior espanholas; mas também a Uni-CV mantém ao longo dos tempos uma estreita colaboração com a Embaixada de Espanha, por meio do Leitorado espanhol na Uni-CV - nas suas vertentes de ensino, investigação e extensão, desenvolvendo projetos conjuntos, dinamizando a promoção do ensino e da educação para as comunidades académicas dos dois países. À frente da instituição, a Professora Judite Medina do Nascimento ampliou as oportunidades de formação de professores, transferência de conhecimento, mobilidade académica entre Espanha e Cabo Verde, logrando estreitar ainda mais os laços que unem os dois povos.

Entretanto, a ligação entre a Uni-CV e a Espanha não se fica pelo passado, pois prolonga-se até aos dias de hoje. A Uni-CV recebe atualmente estudantes espanhóis e mantém com a Espanha programas de intercâmbio formativo.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account