14 anos unicv“Hoje Cabo Verde conta com uma Universidade Pública de Qualidade”. Estas palavras foram pronunciadas pela Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, num discurso que marcou o tom das celebrações dos 14 anos da Uni-CV, festejados no passado dia 20 de novembro, online e no Auditório do Campus de Palmarejo, palco da tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade. 

A celebrar 14 anos de existência da Universidade de Cabo Verde, a Reitora da Uni-CV afirmou durante a sua intervenção que “hoje Cabo Verde conta com uma Universidade Pública de Qualidade, estável e com um projeto digno dos desafios pedagógicos e científicos que a sociedade e o Estado de Cabo Verde colocam à Universidade Pública, na medida dos recursos e das condições que consegue reunir anualmente”, e fez questão de destacar os desafios importantes para o futuro próximo da instituição.

Com os olhos postos no futuro próximo, a Reitora aproveitou a ocasião para destacar os próximos grandes desafios, nomeadamente: (a) a instalação da Faculdade de Ciências da Saúde; (b) a instalação da Faculdade de Administração, Comunicação e Cultura; (c) a transferência para o Novo Campus; (d) a transição do projeto pedagógico e científico para o sistema híbrido (presencial e à distância); (e) a transição dos nossos sistemas de gestão para a inteligência artificial”. 

Traçando um balanço positivo do último ano da Universidade, Judite Medina do Nascimento destacou a forte procura que a Uni-CV continua a ter junto dos estudantes cabo-verdianos – refletida no facto de conseguir ter 1130 estudantes matriculados no 1.º ano de graduação. Assim, a Uni-CV continua a ser a Universidade proferida pelos estudantes nacionais e que mais produz conhecimento científico, apesar do contexto atual.

A Uni-CV continua a ser uma universidade moderna, democrática, inovadora e integradora, mostrou-se também resiliente, capaz de mobilizar esforços e adaptar-se rapidamente em contextos adversos, como o que vivemos hoje. “A Uni-CV manteve-se ativa durante toda a quarentena e cumpriu os objetivos do segundo semestre do ano letivo passado, com sucesso. Criamos as melhores condições possíveis para protegemos os membros da nossa comunidade académica, física, emocional e psicologicamente”.

Objetivos que, como Judite Medina do Nascimento fez questão de realçar, só foram possíveis de alcançar com a colaboração institucional de todos os órgãos de governo da Universidade e respetivas Faculdades, mas, particularmente, com o alto nível de desempenho profissional dos docentes, investigadores e colaboradores da Uni-CV.

O Dia da Universidade foi também marcado pelas homenagens à comunidade académica através das suas lideranças pelos desempenhos realizados desde o início da pandemia, e aos Embaixadores e representantes dos parceiros internacionais presentes (nomeadamente as Embaixadas de Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, França Japão, Portugal, as Nações Unidas e o Club Rotary de Coimbra) pelo apoio moral, financeiro e logístico proporcionado no sentido do desenvolvimento da Universidade de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account