A estudante universitária Tâmiris Évora representará Cabo Verde, depois de vencer as preliminares do 21º concurso Internacional de Proficiência em Língua Chinesa, que tem por objetivo criar uma plataforma para os alunos partilharem os seus conhecimentos e adquirirem experiência cultural.
Tâmiris Évora é estudante de Engenharia Informática e de Computadores e frequenta o nível três de Mandarim, tendo iniciado desde 2018 quando ainda frequentava o secundário.
Em entrevista à Inforpress, a estudante universitária afirmou estar tranquila, mas com a consciência de que tem "uma grande missão em suas costas".
Como prémio, a estudante recebeu uma bolsa de estudos para intercâmbio por seis meses no país.
A Coordenadora do curso de licenciatura em Estudos Chineses, Lilian Barros, afirmou que o concurso visa fomentar o ensino do Mandarim e incentivar o gosto pela língua nos estudantes.
A preliminar do concurso a nível universitário contou com a participação de cinco estudantes da universidade, e, a nível secundário, o 15º concurso aconteceu, no início do mês, com dez alunos, e teve como vencedora a aluna Aisha Évora.
“Ponte Chinesa” é um concurso organizado pelo Instituto Confúcio em todos os países do mundo, envolvendo a língua e a cultura chinesa. Os participantes são estudantes de 18 a 30 anos de idade, de nacionalidade não chinesa, nascidos e criados fora da China.