Em 1995, o Instituto Superior de Educação foi criado com o objetivo de estender os fins e alcances da missão do Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário, apesar de ter mantido o objetivo de “formação inicial e contínua de professores”. De realçar que o ISE prosseguia como prioridade a formação de professores do secundário, mesmo se o objetivo de formação de professores era geral.

Segundo os Estatutos da instituição, o ISE é uma pessoa coletiva de direito público dotada de autonomia científica, pedagógica, patrimonial, disciplinar, administrativa e financeira, que se rege, subsidiariamente, pela legislação aplicável aos serviços personalizados do Estado, e assume a forma de estabelecimento de ensino superior, ou seja, uma das formas de que se revestem os institutos públicos, de acordo com o direito positivo cabo-verdiano (cf. Artigos 1º e 2º dos Estatutos).

Enquanto estabelecimento de ensino superior, o ISE prossegue os seus fins no domínio da educação, com enfoque particular para o ensino, a investigação, a prestação de serviços à comunidade e a colaboração com entidades nacionais e estrangeiras em atividades de interesse comum (n.º 1 do art.º 2.º).
Como objetivos principais do ISE, ainda podemos realçar:

  1. A formação inicial e contínua de professores e outros técnicos de educação nos aspetos cultural, científico, técnico e profissional;
  2. A realização de atividades de investigação e desenvolvimento experimental orientados para a melhoria do ensino;
  3. A prestação de serviço à comunidade numa perspectiva de valorização recíproca;
  4. O intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, que visem objetivos semelhantes. (cf. art.º 2.º dos Estatutos).

Para mais informações sobre o Instituto Superior de Educação, consulte as páginas 43-68 do livro de Bartolomeu Varela, “A evolução do ensino superior público em Cabo Verde: da criação do Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário à instalação da Universidade Pública” (Edições Universidade de Cabo Verde & Bartolomeu Lopes Varela, 2013), acessível online através do link.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account