Área de formação
Ciências da Natureza, da Vida e do Ambiente
Duração
2 anos
Total de créditos
120
Modalidade
B-learning
Período
Pós-laboral
Propina
Mensal 15.000 ECV
Unidade orgânica
Faculdade Ciências e Tecnologia
Local
Polo I - Praia | Polo II
Objetivos
A Pós-graduação em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EESMO) visa preparar profissionais de enfermagem com competências abrangentes nos domínios pessoal, ético, técnico e científico. O curso capacita os enfermeiros para promover a saúde sexual e reprodutiva através da educação para a saúde, ajudando as pessoas a tomar decisões informadas sobre a sua saúde. Além disso, os profissionais serão treinados para monitorizar a saúde da mulher e da família durante a gravidez, o trabalho de parto e o puerpério, acompanhando a mulher em trabalho de parto e executando partos eutócicos.
Os enfermeiros formados serão qualificados para atuar em situações de urgência obstétrica, como partos pélvicos, distocia de ombros, extração manual da placenta, revisão uterina e hemorragia pós-parto. A promoção da saúde da mulher ao longo do ciclo reprodutivo, desde a menarca até ao climatério, incentivando o autocuidado e a coresponsabilização no projeto de saúde, é também um objetivo fundamental. O curso prepara ainda os profissionais para prestar cuidados de enfermagem especializados à mulher com patologias ginecológicas e obstétricas, bem como ao recém-nascido normal e de risco, incluindo a reanimação neonatal.
O desenvolvimento de trabalhos científicos e de intervenção na área da Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, contribuindo para o desenvolvimento da identidade profissional e autonomia dos enfermeiros especialistas, é uma meta central do curso. Os enfermeiros também serão incentivados a participar em projetos e políticas de saúde, especificamente no domínio da saúde sexual e reprodutiva, e a participar na gestão de cuidados e recursos em saúde, assegurando a qualidade e eficiência dos serviços prestados.
Perfil de entrada
Este curso é dirigido a titulares do grau de Licenciatura em Enfermagem que tenham interesse em Enfermagem. Podem candidatar-se ao curso os titulares de um grau académico superior em Enfermagem, após avaliação e validação pela comissão do curso. Para os candidatos provenientes de outros sistemas de ensino superior, será necessário obter reconhecimento da Agência de Regulação de Ensino Superior (ARES).
Perfil de saída
O titular da Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia será um profissional qualificado para cuidar da mulher inserida na família e comunidade em diversas fases, desde o planeamento familiar, período pré-concecional, pré-natal, trabalho de parto, pós-parto e climatério, até processos de saúde/doença ginecológica. Estará apto a trabalhar com o grupo-alvo de mulheres em idade fértil na comunidade, em contextos de cuidados de saúde primários e hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, bem como em instituições privadas de natureza empresarial ou de solidariedade social. Poderá atuar como profissional liberal e em contextos nacionais ou internacionais, com competências reconhecidas pelo órgão regulador, podendo receber títulos diferenciados de especialista. Além disso, será capaz de intervir em outros contextos que requerem a formação pós-graduada em níveis de execução, organização, gestão, planeamento e deliberação.
Diretora
Prof.ª Doutor
Plano curricular
SAC (Pós-graduações)
Para mais informações contacte: