Área de formação

Ciências Exatas

Duração

1 ano / 2 semestres

Total de créditos

24 créditos

Período

b-learning

Propina

Mensal 15.000 ECV

Unidade orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Objectivo

A Pós-graduação em Segurança Informática (PSI) visa formação especializada na área da Segurança Informática (Cibersegurança). Dando resposta a um conjunto de iniciativas a nível internacional, no sentido do reforço de competências na área da Cibersegurança como forma de suportar o crescimento da Economia Digital, preservar a privacidade dos cidadãos e combater e prevenir o cibercrime e o ciberterrorismo.

A PSI tem os seguintes objetivos:

  • Complementar a formação de 1º ciclo, com competências de conceção, desenvolvimento e avaliação de soluções de Segurança Informática;
  • Atualizar e especializar os profissionais já inseridos em ambiente profissional na área da Segurança Informática, nomeadamente os vários cargos da carreira de Oficial de Segurança de Informação;
  • Proporcionar formação nas áreas da Segurança Informática para os estudantes vocacionados para uma carreira científica prosseguir em estudos de mestrados.
Perfil de entrada

Podem candidatar os candidatos que reúnam uma das seguintes condições:

  1. Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Engenharia Informática, Ciências da Computação, Comunicações e Multimédia, Engenharia de Sistemas e Informática, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Eletrotécnica e de Telecomunicações ou em outras áreas da Engenharia e das Ciências Exatas e Naturais; 
  2. Serão admitidos candidatos(as) que tenham concluído, ou estejam em condições de concluir antes da matrícula, um dos 1º ciclos referidos no ponto 1 com a classificação mínima de 12 valores. 
  3. Em casos devidamente justificados, poderão ser admitidos candidatos que pelo seu currículo académico, científico ou profissional, a Comissão Científica do Curso reconheça reunir os requisitos necessários para a realização desta formação.

 

Perfil de saída

As saídas profissionais da PSI serão sobretudo as empresas de média e grande dimensão e as multinacionais, dos sectores de TIC, telecomunicações, consultoria, banca e serviços, no Espaço nacional e internacional, onde as necessidades de competências na área da segurança informática são cada vez mais prementes, existindo uma grande carência de profissionais com competências especificas nesta área.

Dada a orientação para o mercado de trabalho da PSI e o seu caráter pós-laboral, pretende-se que uma parte substancial dos estudantes estejam já inseridos no mercado de trabalho, procurando uma especialização que lhes permita alcançar outras funções dentro da empresa.

Links úteis
  • Candidatar
  • Docentes
  • Testemunhos
  • Manifestar interesse
  • Histórico do curso
Plano curricular

 

Módulos

Unidades Curriculares H/Contato ECT
Criptografia e Fundamentos de Segurança 42 6
Software Seguro  42 6
Infraestruturas Seguras 42 6
Auditoria de Segurança e Direito 42 6

 

 Com apoio de: 

logo fundacao pt