Três investigadoras da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) foram selecionadas para participar no programa ENVOLVE Ciência PALOP, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que visa apoiar o desenvolvimento de carreiras científicas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Os investigadores selecionados, Mara Yone Fernandes, Ariana Freire, e Neidy Varela Rodrigues, irão participar de estágios em instituições científicas portuguesas, onde desenvolverão projetos em áreas críticas de saúde. Estes estágios são uma parte crucial da primeira fase do programa, que culminará na proposição de projetos de pesquisa a serem possivelmente financiados na segunda fase.
Mara Yone Soares Dias Fernandes, já reconhecida por seu foco em neuropsiquiatria e neurociências, abordará o polimorfismo genético e as complicações neuropsiquiátricas associadas ao uso abusivo de álcool em Cabo Verde. Seu projeto pretende estabelecer o primeiro laboratório de neurociências no país e é visto como um passo crucial para entender melhor os desafios de saúde pública enfrentados pela nação.
O projeto liderado pela professora Neidy Varela Rodrigues, foca na reutilização de dados secundários para fomentar a pesquisa clínica e aprimorar os serviços de saúde, com particular atenção à prevenção e ao diagnóstico do câncer de próstata. Esta iniciativa é crucial, pois busca avaliar e redirecionar recursos e esforços visando aprimorar a qualidade dos cuidados de saúde, ao mesmo tempo em que fornece evidências que possam impulsionar avanços substanciais no campo da saúde.
Estas investigadoras iniciarão os seus estágios durante o mês de junho e no final do ano terão oportunidade de propor os seus projetos para que lhes seja atribuído um subsídio na 2.º Fase do Projeto.