IMG_6879Serviços de Documentação e Edições da Uni-CV promovem intercâmbio com a Comunidade Académica.JPG

Os Serviços de Documentação e Edições (SDE) da Uni-CV realizaram nos dias 19 e 22 do corrente mês um conjunto de atividades no âmbito da sua programação, com forte alinhamento com as comemorações dos 40 anos do ensino superior público em Cabo Verde.

O privilégio foi atribuído à Secção das Bibliotecas, partindo do pressuposto de que estas devem ocupar o lugar de centralidade no espaço académico pela sua missão e objetivos. 

Neste viés, com o objetivo de promover uma maior aproximação como público universitário; socializar algumas ferramentas que poderão beneficiar as pesquisas e; incentivar os alunos a frequentarem com maior regularidade as BUni-CV, elegendo-as como o espaço preferencial de estudo e pesquisa, o coletivo dos SDE levaram a efeito a programação do mês de novembro onde constaram as seguintes atividades:

{os-gal-129}

- Exposição das Bibliotecas ao ar livre, dia 19 no Tereru di Amizadi.

Campus do Palmarejo, Centro de Documentação, ECCA, ENG, Fa-ED (Polos Assomada, Mindelo e Praia), FCSHA-São Vicente e Mediateca do Instituto da Língua Francesa (ILF) estiveram representadas através de mostras do acervo de cada unidade. Concomitantemente, o vídeo com o registo desses espaços foi exibido no átrio do Campus do Palmarejo.

- Apresentação do Repositório Cientifico e das Bibliotecas Virtuais, que ocupou parte da manhã do dia 22 e ocorreu na sala 103 - Campus do Palmarejo e captou a atenção de estudantes e docentes investigadores da instituição. Esse momento foi crucial para a divulgação das potencialidades desses espaços de pesquisa e oportunidade para a publicação de artigos e outras produções dos docentes e investigadores da Universidade, quer seja através do Repositório Científico, quer do Portal do Conhecimento.

{os-gal-130}

- A biblioteca da ENG acolheu, no mesmo dia, às 14h00, alunos do primeiro ano do curso Ciências Empresariais e Organizacionais e docentes oriundos de diversos grupos disciplinares para o visionamento e debate reflexivo em torno do documentário intitulado "Olhares sobre a Educação em Cabo Verde" da autoria da Doutora Cristina Pires Ferreira.

Trata-se de um trabalho de pesquisa realizado no Programa de Pós-Doutoramento que desenha o percurso trilhado pela educação em Cabo Verde ao longo de 40 anos, a partir de depoimentos de diversas personalidades doutas e com responsabilidade nessa área.

O tema despertou interesse, sobretudo nos jovens estudantes que tiveram uma participação efetiva na discussão, colocando dúvidas, questões e fazendo comentários que demonstraram o seu reconhecimento pelo esforço empreendido por todos os atores, cada um no seu tempo e a seu modo, em prol do desenvolvimento da educação no país.

{os-gal-131}

A título de balanço das atividades, o grupo dos SDE classifica-o de positivo na medida em que os objetivos preconizados foram amplamente conseguidos. A perceção dos estudantes sobre as BUni-CV, o que delas esperam, bem como as sugestões dos docentes contribuirão sobremaneira para melhor orientar as ações futuras. Os diálogos estabelecidos e a distribuição dos materiais de divulgação com orientações sobre a localização das bibliotecas, o horário de funcionamento e os procedimentos a seguir nas BUni-CV contribuíram para uma maior aproximação do público.

Vale sublinhar a parceria com o ILF e a ACAD e agradecer os estudantes, docentes, funcionários e dirigentes que prestigiaram as atividades com a sua presença e palavras de incentivo.

Recorde-se que os Serviços de Documentação e Edições além de assegurar a atividade editorial da Universidade, em conformidade com as disposições legais e regulamentares aplicáveis e com as determinações dos órgãos e entidades competentes, constituem um sistema integrado que engloba todos os núcleos bibliográficos e documentais da Uni-CV e organizam-se em rede, privilegiando os meios desmaterializados e a coordenação com os restantes serviços bibliotecários estatais e internacionais de forma a otimizar os seus objetivos de apoio à investigação e à docência.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account