IMG_6729Uni-CV atribui Grau de Doutor Honoris Causa a Maria Luísa Ferro Ribeiro.JPG

A Universidade de Cabo Verde atribuiu Doutoramento Honoris Causa a Maria Luísa Ferro Ribeiro; uma distinção que homenageia e reconhece o mérito da laureada pelo papel desempenhado na conceção e no desenvolvimento dos primeiros projetos de formação pós-secundária em Cabo Verde que constituíram o embrião do ensino superior no país. 

{os-gal-123}

Judite Medina do Nascimento, Reitora da Uni-CV, não teve dúvidas na momento de homenagear Maria Luísa Ferro Ribeiro no seu discurso: “É uma figura incontornável quando se fala em ensino superior em Cabo Verde. Assim, é com muita honra e emoção que estamos a inaugurar a sessão de outorga, hoje dia 16 de novembro de 2019, do segundo Doutoramento Honoris Causa. A Professora Maria Luísa Ferro Ribeiro foi a primeira geógrafa cabo-verdiana licenciada pela Universidade de Coimbra, mas sobretudo foi quem apoiou diretamente o Ministro da Educação, Dr. Carlos Reis, a implementar o primeiro curso de formação de professores para o ensino secundário, oficializado pelo Decreto-lei nº70, de 28 de julho de 1979”.

{os-gal-124}

Esta distinção significou, para a Doutoranda, uma retribuição a todos aqueles de alguma forma ajudaram a construir uma nova educação em Cabo Verde, um trabalho que só foi possível no regime de solidariedade, participação, e consensos; um trabalho que nunca pode ser feito por uma única pessoa, é o trabalho de conjunto.

“Uma das questões mais importantes é aproveitar o máximo das potencialidades que oferecem as novas tecnologias de comunicação e informação, tendo em conta as circunstâncias de sermos um país insular, portanto, fragmentado demograficamente e fisicamente, onde poderá haver uma grande economia de recursos e de partilha de saberes. Outra questão que deve ser devidamente enquadrada na universidade é promover a requalificação profissional dado aos avanços da automatização que vão destruir milhares de empregos e introduzir na universidade a educação permanente, dando a todos a possibilidade de continuar a sua formação, seja através de cursos ministrados pela própria universidade, seja aproveitada capacidades dos cidadãos cabo-verdianos que não estão ativos, mas têm a possibilidade de contribuir para uma sociedade mais justa e mais equilibrada onde o conhecimento é pertença de todos”, avançou Maria Luísa Ferro Ribeiro. 

{os-gal-125}

Com a assinatura da ata, concluiu-se a cerimónia e o cortejo partiu, novamente, para a sala de leitura da Biblioteca Nacional, onde os presentes cumprimentaram Maria Luísa Ferro Ribeiro, a segunda personalidade galardoara com o grau Doutor Honoris Causa pela Universidade de Cabo Verde.

O evento contou com a presença de representantes do Governo de Cabo Verde, membros dos Conselhos Diretivos das Faculdades e Escolas da Universidade de Cabo Verde, diretores de centros de investigação, cátedras e núcleos de investigação, diretores dos institutos de línguas, literatura e cultura da Uni-CV, membros do Conselho da Universidade de Cabo Verde, docentes, funcionários, estudantes, representantes de instituições públicas e privadas de Cabo Verde, familiares e amigos da doutoranda e profissionais da comunicação social.

 

Uni-CV atribui Grau de Doutor Honoris Causa a Maria Luísa Ferro Ribeiro

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account