A Universidade de Cabo Verde recebeu em reunião, no dia 20 de novembro, o Centro Integrado para Formação Profissional “Las Índias” de Canárias, para definir as cláusulas do programa de mobilidade enquadrada no projeto “Macaronesian Textil and Tecnology HUB”.
As partes assinaram, o acordo de cooperação em julho deste ano. Em conclusão, reuniram para determinar os pormenores para o lançamento do edital previsto, em dezembro deste ano.
O projeto vai beneficiar, maioritariamente, jovens mulheres e tem como objetivo o intercâmbio académico e cultural entre as duas instituições nas áreas de tecnologias de informação e comunicação.
Com a duração de três anos, o convénio proporcionará oportunidades de estágios técnico-científicos para estudantes e docentes da universidade. Serão beneficiados um total de quatro alunas que irão fazer estágios nas áreas relacionadas por um período de dois meses e um grupo de seis professores que irão ministrar formações durante cinco dias.
As inscrições estarão abertas nos meados de dezembro de 2019 e serão selecionados dois estudantes e dois professores anualmente até o ano 2022.
O Programa cobrirá a deslocação às Canárias (ida e volta), custos de estadia e alimentação, seguro médico e custo do visto.
O projeto Macaronesian Textil & Tecnology HUB surgiu como estratégia para a promoção do Empoderamento e Empreendedorismo Feminino nas Canárias e em Cabo Verde, bem como a promoção da mobilidade internacional.