A Universidade de Cabo Verde integra-se no IMPLAMAC, um projeto de pesquisa internacional que avaliará, até 2022, o impacto de microplásticos e poluentes emergentes na costa da Macaronésia. Com orçamento de aproximadamente 1,5 milhões de euros, a iniciativa em que participam seis universidades e centros de pesquisa das Ilhas Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde foi apresentada no dia 28 de novembro, na Universidad de La Laguna.
O projeto IMPLAMAC (financiado na última chamada do Programa MAC 2014-2020 e liderado pela Universidad de La Laguna) tem como objetivo criar um observatório que gere dados quantitativos e qualitativos do impacto que microplásticos e diferentes poluentes têm nas praias das Ilhas Canárias, arquipélagos de Cabo Verde, Madeira e Açores.
Para isso, será desenvolvido um programa de monitoramento de microplásticos e diferentes poluentes nas areias e águas das praias dos quatro arquipélagos, mostrando o grau de contaminação existente e sua evolução. Também serão realizados estudos sobre a incidência de microplásticos em alguns tipos de peixes e seus efeitos na cadeia alimentar e nos ecossistemas.
O projeto também contempla contribuir para a melhoria do conhecimento público sobre a contaminação por plásticos, incluindo a sua consciencialização, realizando importantes ações de divulgação, treinamento e educação ambiental nas áreas marinhas dos quatro arquipélagos.