A Universidade de Cabo Verde publica o resultado definitivo sobre o concurso de bolsa de mobilidade académica Erasmus+ para o Centro Integrado de Formação Profissional Las Indias, Canárias.
A Universidade de Cabo Verde publica os resultados provisórios sobre o concurso de bolsa de mobilidade académica Erasmus+ para o Centro Integrado de Formação Profissional Las Indias, Canárias.
Lista selecionados e suplentes
Bolsa de mobilidade académica Erasmus+ para o Centro Integrado de Formação Profissional Las Indias, Canárias
O Programa Erasmus+ KA107 apoia a mobilidade de estudantes e professores entre países europeus e não europeus "parceiros" no programa Erasmus, ou seja, aqueles países que precedentemente aderiram aos objetivos do programa supramencionado. A mobilidade ocorre através da aprovação das propostas de projetos submetidos à União Europeia (UA), pela rede de universidades.
Esta convocatória regulamenta a seleção para a atribuição das bolsas para períodos de intercâmbio no âmbito do programa Erasmus+ KA107 para os anos académicos 2019/20 e 2020/21, como parte do projeto coordenado pelo Centro Integrado de Formação Profissional Las Indias (CIFP Las Indias) - Canárias.
A presente convocatória para a apresentação de candidaturas visa selecionar estudantes do sexo feminino que pretendam realizar um período de intercâmbio no CIFP Las Indias - Canárias, entre março e maio do ano académico 2019/2020.
As estudantes selecionadas no âmbito da presente convocatória receberão apoio financeiro para garantir a cobertura dos custos de viagem e estadia durante o período de estudos nas Canárias. Estas estudantes podem participar em formações ou realizar atividades de estágio inerentes à sua área de estudos. A instituição de origem garante o pleno reconhecimento dos resultados alcançados.
No âmbito deste projeto, o CIFP Las Indias e a Uni-CV concordam em cooperar para o intercâmbio de estudantes no contexto do programa Erasmus+ KA107. Comprometem-se a respeitar os requisitos de qualidade da Carta Erasmus em todos os aspetos da organização e gestão da mobilidade, em particular o reconhecimento dos créditos (ou equivalente) concedidos aos estudantes pela instituição parceira. As instituições comprometem-se, igualmente, a garantir uma gestão sólida e transparente dos fundos que lhes são atribuídos através do programa Erasmus+.
No quadro deste programa foram disponibilizadas à Universidade de Cabo Verde 2 (duas) bolsas que serão postas a concurso para a seleção de uma estudante do curso de Tecnologias, Multimédia e Comunicação e uma estudante do curso de Gestão Comercial e Marketing, que estejam a frequentar o 4º ano do plano curricular, no ano letivo 2019/20. A candidatura pode ser feita aqui.
Esta convocatória vigora no período entre 11 e 20 de dezembro de 2019.
__________________________________________________________________________________
- Condições de acesso
As estudantes ao presente programa de formação devem estar regularmente inscritas no 4º ano do curso de Tecnologias, Multimédia e Comunicação (FCT) ou Gestão Comercial e Marketing (ENG) na Universidade de Cabo Verde e não terem sido beneficiadas com nenhum programa de mobilidade anterior.
- Duração e Financiamento da Mobilidade Internacional
As candidatas selecionadas obterão um subsídio para despesas de viagem e um subsídio para apoio individual. As bolsas oferecidas não cobrem todas as despesas, mas são uma contribuição para suportar os custos adicionais da permanência no exterior. Caso o valor seja insuficiente para cobrir todos os custos, as alunas terão que encontrar outras fontes de financiamento.
2.1. Duração
2 (dois) meses – entre março e maio de 2020
2.2. Contribuição nas despesas de viagem (uma passagem aérea de ida e volta)
O CIFP Las Indias fará a aquisição do bilhete de viagem, de acordo com os regulamentos do programa, com base nas taxas máximas da calculadora de distância Erasmus+ (entre 3000 e 3999 km, 530 € por participante).
2.3. Subsídio mensal para estudantes (apoio individual)
O subsídio mensal para estudantes selecionadas nesta chamada é de 850 € / mês.
O procedimento de pagamento do subsídio mensal é o seguinte: o CIFP Las Indias fará uso do subsídio para pagar o alojamento das estudantes, o cartão de cantina para alimentação e do cartão de transporte, sendo que a quantia restante será entregue às beneficiarias.
2.4. Taxas académicas
Nenhuma taxa académica será cobrada pelo CIFP Las Indias para a participação das estudantes neste programa de mobilidade. As estudantes que obtêm esta bolsa financeira Erasmus+ têm o direito de manter quaisquer outros subsídios que disponham no país de origem, sendo que candidatas com necessidades especiais podem solicitar financiamento adicional.
- Número de bolsas
2 (duas) a beneficiar duas estudantes
- Documentação exigida para a candidatura de estudantes
- Cópia de passaporte ou documento de identidade nacional (deve estar em vigor durante o período de mobilidade);
- Curriculum vitae baseado no modelo EUROPASS;
- Carta de motivação;
- Histórico Escolar (com as avaliações até o IIº Semestre do ano letivo transato);
- Comprativo de matrícula regular e situação de propina regularizada;
- Certificado de proficiência de habilidades linguísticas (Espanhol ou Inglês);
- Se a candidata estiver numa situação financeira social desfavorecida, deverá enviar documento que o comprova;
- Estudantes com necessidades especiais devem enviar um documento como prova de deficiência.
- Procedimento e Critérios de Seleção dos Estudantes
Todas as candidaturas serão selecionadas pela Universidade de Cabo Verde e depois enviadas ao CIFP Las Indias para a validação. O processo de seleção:
(a) Respeitará integralmente os princípios da não discriminação, promoverá e garantirá igualdade de acesso e oportunidades a participantes de todas as origens, em particular grupos desfavorecidos ou vulneráveis.
(b) Ser justo, transparente e documentado, garantindo igualdade de oportunidades aos participantes elegíveis para mobilidade.
5.1. Critérios de seleção:
- Desempenho académico: 50% (0‐100)
- Conhecimento do ensino da língua espanhola ou inglesa: 20% (0‐100)
- Carta de motivação: 20% (0‐100)
- Contexto socioeconómico: 10% (0‐100)
A Universidade de Cabo Verde apresenta os resultados de seleção mediante uma lista geral, seriada e de selecionadas e excluídas, devidamente homologada pela Magnífica Reitora.
- Obrigações das Bolseiras
- a) As beneficiárias devem fornecer toda a documentação exigida em tempo oportuno ao CIFP Las Indias, nomeadamente o visto e uma apólice de seguro que cubra custos médicos, acidentes e repatriação em alinhar com o Erasmus+, o mais tardar seis semanas antes do início da mobilidade.
- b) O CIFP Las Indias tem o direito de cancelar a bolsa caso a beneficiária não cumprir com a entrega de todos os documentos requeridos no tempo determinado.
- c) As beneficiárias não poderá aceitar, durante o período de intercâmbio, qualquer outro subsídio de mobilidade concedido pela União Europeia.
- d) As beneficiárias devem assinar um contrato de subvenção com o CIFP Las Indias antes do início do período de mobilidade.
- e) As beneficiárias devem preencher todos os requisitos administrativos e apresentar o relatório ao CIFP Las Indias e do programa Erasmus+ antes, durante e após a sua mobilidade, sempre que solicitado.
- f) As beneficiárias têm a obrigação de informar o CIFP Las Indias sobre o período de estudo no exterior.
- g) No final da mobilidade, as beneficiárias terão que preencher um inquérito on-line da UE (relatório da participante) enviado pelo programa Erasmus+ Mobilidade, antes da partida do CIFP Las Indias. O CIFP Las Indias tem o direito de pedir, parcial ou totalmente a devolução da bolsa Erasmus+, caso todos os requisitos não tenham sido preenchidos.
- h) Enviar o relatório de reconhecimento endereçado pela ferramenta Erasmus+ Mobility, após a sua saída.
- i) Enviar os documentos de viagem ou qualquer outro documento que possa ser solicitado pelo CIFP Las Indias ou o programa Erasmus+ no prazo de 30 dias após a sua partida do CIFP Las Indias.
- Calendário do processo de seleção
- Período de inscrição (candidatura): 11 a 20 de dezembro de 2019;
- Análise, seleção das candidaturas e publicação dos resultados provisórios: até ao dia 24 de dezembro de 2019;
- Período de reclamação: 48 horas após a publicação da lista provisória;
- Publicação dos resultados definitivos: 27 de dezembro de 2019.
- Contacto
Assessoria para Mobilidade
Praia, Santiago, Cabo Verde. - C.P.: 379
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: (00238) 3340210