Em março de 2019, Carina Fernandes, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV/FCT), iniciou os seus estudos de doutoramento na Islândia, tendo como foco principal o desenvolvimento de novos produtos da pesca, com elevado padrão de qualidade microbiológica, sensorial e físico-química.
A pesquisa é direcionada, inicialmente, à cavala atlântica (Scomber scombrus) capturada na Islândia e, posteriormente, todo o conhecimento adquirido com o processamento dessa espécie será aproveitado e direcionado para o desenvolvimento de novos produtos da cavala preta (Decapterus macarellus) capturada em águas arquipélagicas de Cabo Verde.
Considerando a pertinência da pesquisa no desenvolvimento de conhecimentos no campo da pesca pelágica para a empresa, em particular, e para a Islândia, em geral, este projeto doutoral foi abraçado pela Síldarvinnslan hf. (SVN Company), atualmente uma das maiores e mais poderosas empresas de pesca do país. A empresa, cujas operações se baseiam em mais de meio século de experiência na pesca e processamento de peixe, é a mais ativa na Islândia no campo da pesca e processamento de espécies pelágicas e a maior produtora de farinha e óleo de peixe do país. Possui e opera três fábricas de farinha e óleo de peixe muito bem equipadas, em Neskaupstaður, Helguvík e Seyðisfjörður.
Grande parte do processamento da matéria-prima é realizada na fábrica de Neskaupstaður, especializada no processamento de peixes pelágicos, que também é a responsável pelo fornecimento integral da cavala atlântica, ou makríl como é conhecida no país, necessária para o estudo.
A descrição dos 6 (seis) projetos doutorais contemplados com o importante apoio por parte da Síldarvinnslan hf., bem como a colaboração entre esta empresa de pesca, o Matís, a Universidade da Islândia e a UNESCO GRÓ - Fisheries Training Programme no desenvolvimento de conhecimentos no campo da pesca pelágica, são evidenciadas no artigo publicado na página oficial da referida empresa.