Imagem1Quarentena não isola o amor e a solidariedade.png

Embora estejamos distantes num país estrangeiro, não estamos sozinhos. Há sempre pessoas que se importam connosco, e sempre há pessoas que se encarregam de nós.

Com o alastramento da epidemia do Covid-19 pelo mundo, o Governo cabo-verdiano declarou o Estado de Emergência no dia 27 de março de 2020. No dia 20 de abril de 2020, a Embaixada da China em Cabo Verde, em nome do Governo chinês, ofereceu materiais e equipamentos anti pandemia ao Governo cabo-verdiano, o que demonstra o espírito de compartilha e apoio no combate conjunto do Covid-19.

{os-gal-164}

O Instituto Confúcio prestou atenção à evolução da situação sanitária atual e estabeleceu, no primeiro momento, um grupo de prevenção e controle da pandemia, com a implementação de estratégias diferenciadas e precisas, de prevenção e controle, nas áreas de ensino e sociedade.

Em resposta à prevenção e controle do surto, o Instituto planeou, preparou e implementou, desde 18 de março, um plano de contingência, apresentando um orçamento à Uni-CV para que cada membro da equipa local comprasse alimentos e produtos básicos para garantir o período de quarentena obrigatória e domiciliar nesta pandemia. 

Em todas as residências, foi feito um trabalho rigoroso de desinfeção, com foco nas áreas comuns, implementando estritamente todas as medidas de higiene, tendo sido monitorizada a temperatura dos professores, de forma a criar um ambiente de isolamento doméstico seguro e protegido. 

{os-gal-165}

Para garantir e enriquecer o ensino e a aprendizagem do mandarim à distância, os professores usam o Facebook e o Messenger, como meios de reforço da comunicação professor-aluno durante o isolamento domiciliar. Os professores organizam e preparam as aulas que posteriormente serão lecionadas online. No início da pandemia, os estudantes fizeram gravações de vídeos, que foram enviados para a China, com mensagens de incentivo, encorajamento e votos de superação para a comunidade de Wuhan.

A fim de cultivar bons hábitos quotidianos e adquirir um estilo de vida saudável, os professores chineses fazem atividades físicas, tais como taiji, alongamento, corrida, petecas e entre outros. Para além das atividades físicas, outros projetos como plantar árvores, explorar nova gastronomia, fazem parte da ocupação desses professores de modo a promover laços de amizade e o fortalecimento da coesão da equipa.

A pandemia Covid-19 é um desafio comum para a humanidade. Isolamos o vírus e suspendemos a caminhada, mas o amor continua. Graças ao amor e à companhia, não estamos sozinhos no combate a essa pandemia. 

O Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde lutará juntamente com todos os seus parceiros na superação das dificuldades.

{os-gal-166}

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account