No dia 2 de dezembro de 2022, os estudantes do 2.º ano do curso de Estudos Chineses no Instituto Confúcio (IC) da Universidade de Cabo Verde realizaram uma atividade de prática linguística e cultural na Aldeia infantil SOS em São Domingos, atividade que contou com a presença de vários professores do IC que partilharam suas experiências com 66 crianças da Aldeia Infantil SOS.
As crianças da Aldeia infantil SOS fizeram uma atuação preparado para este evento. O coro foi executado pelas crianças do coral, e uma delas recitou poemas de "Du Fu" acompanhado de uma música e dança. Os estudantes do Instituto Confúcio da Universidade de Cabo Verde também prepararam uma atuação para as crianças. A atuação de Kung fu chinês do aluno Edson e a canção chinesa da aluna Eliane, que receberam apreciação positiva dos presentes. Após a atuação, o professor Ruben Andrade e a professora Lilyan Barros conduziram os estudantes num intercâmbio cultural.
O momento foi ainda marcado pela aprendizagem sobre o corte de papel e um pouco sobre a Ópera de Pequim, de algumas palavras em mandarim e caracteres chineses, de jogos como badmínton, xadrez chinês. O pessoal da Aldeia SOS expressou a sua gratidão ao Instituto Confúcio por trazer as crianças uma experiência cultural diferente.
Após a experiência interativa com a crianças da aldeia infantil SOS, os professores e alunos do Instituto Confúcio fizeram uma visita guiada à Aldeia, onde aprenderam mais sobre o modo de vida das crianças e a sua educação, e também entraram na "Casa da China" para experimentar a vida quotidiana das crianças. As crianças da Aldeia Infantil SOS têm recebido muita atenção de pessoas de todos os estratos sociais que têm contribuído para o crescimento do trabalho da Aldeia SOS.
|
|