A Uni-CV recebeu no dia 13 de Dezembro em modo online, a Reunião Anual do Conselho Diretivo do Instituto de Confúcio para fazer o balanço e discutir os próximos passos do instituto, o encontro reuniu membros do instituto, da Universidade de Cabo Verde e da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guandong.
José Arlindo Barreto, Reitor da Universidade de Cabo Verde, salientou em sua intervencão que nos últimos anos a "excelente" cooperação existente entre o Governo Chinês e o Governo Cabo-verdiano tem vindo a aprofundar-se gradualmente, tendo resultado na construção de várias obras de grande dimensão para Cabo Verde, que têm beneficiado a população local, de entre as quais o imponente Campus da Uni-CV. Ao mesmo tempo, "o ensino da Língua Chinesa está a desenvolver-se fortemente em Cabo Verde", e a abertura da Licenciatura em Estudos Chineses na Universidade de Cabo Verde é prova desta nova fase de ensino e o melhor dos testemunhos da amizade entre a China e Cabo Verde. O Reitora destacou que a Reitoria da Universidade de Cabo Verde é muito favorável à inclusão da Língua Chinesa como disciplina opcional em todos os cursos das faculdades da Uni-CV, para que todos os estudantes da Universidade de Cabo Verde tenham mais interesse em aprender a Língua Chinesa.
Liu Jianda, Vice-Presidente da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, regozijou com o trabalho feito pelo Instituto Confúcio durante o ano 2022, realçando que, desde a sua criação, o Instituto Confúcio da Uni-CV tem feito obras notáveis no processo de ensino da língua chinesa e na promoção cultural no ensino secundário e ensino superior.
Por sua vez, o director Zhou Peng disse que a Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong continuará a promover o desenvolvimento da língua chinesa em Cabo Verde, e manterá uma comunicação estreita com a Universidade de Cabo Verde, e aproveitou a oportunidade para convidar todos os membros do Cabo-verdiano do Instituto Confúcio a deslocarem-se à cidade de Guangzhou, na China, para um intercâmbio fraterno.
O Conselho de Administração analisou e aprovou o relatório financeiro do ano 2022 e o plano de orçamento para o ano 2023, apresentado pelo Diretor Chinês, Zhou Fuqiang. Aprovou-se também o relatório de trabalho do corrente ano (2022) e o plano de trabalho para o ano 2023, apresentada pela Diretora Cabo-verdiana, Ermelinda Tavares. Embora a pandemia tenha afetado vários países ao redor do mundo, o Instituto Confúcio da Universidade de Cabo Verde realizou várias atividades de ensino e cultura, nomeadamente o Ano Novo Chinês, o Programa de admissão à graduação em língua chinesa, "Compartilhando a Beleza do Chinês" no Campus, "DiálogoTerra-espaço com astronautas chineses na estação espacial Tiangong", Concurso "Ponte Chinesa" e o Concurso Internacional de Canções do Dia Chinês.
Considerando os ganhos do ano 2022, o Instituto Confúcio continuará a reforçar a formação de professores locais, proporcionando mais oportunidades de estudo no exterior, acelerando a construção de recursos para o ensino local, construindo a marca do Instituto Confúcio, fomentando o intercâmbio académico entre a Universidade de Cabo Verde e as Universidades Chinesas e, aprimorando o nível de ensino da língua chinesa.
No encontro estiveram presentes também a pró-Reitora para Extensão Universitária da Universidade de Cabo VerdeMaria de Fátima Fernandes,o Vice-Presidente da AMICACHI Francisco Mendes, o Conselheiro Político da Embaixada de Cabo Verde na China, o professor Zhou Fuqiang, o Diretor Chinês do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde, o Sr. Zhou Peng, a professora e Diretora Cabo-verdiana do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde Ermelinda Tavares, o Diretor do Departamento de Intercâmbio e Cooperação Internacional e Diretor do Departamento do Instituto Confúcio, Xu Yiqing, Vice-Diretora do Departamento de Intercâmbio e Cooperação Internacional e Vice-Diretora do Departamento dos Instituto Confúcio, entre outros membros chineses e cabo-verdianos do Instituto Confúcio participaram da reunião.
|