
No âmbito da sua deslocação ao Brasil para participar na 21.ª Mostra Internacional do Cinema Negro, o Reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Professor Doutor José Arlindo Barreto, esteve presente, no dia 25 de novembro de 2025, na sessão de apresentação do filme “Cabo Verde: Um Sonho Possível”, exibido em sessão oficial no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A participação do Reitor reforçou a projeção institucional da Uni-CV no contexto internacional e valorizou a representação de Cabo Verde num dos mais importantes espaços de reflexão estética e cultural da diáspora africana.
Realizado pelo professor e cineasta Celso Luiz Prudente, o documentário integra o testemunho de várias personalidades da Uni-CV, entre as quais o próprio Reitor, Professor Doutor José Arlindo Barreto, e o Professor Doutor João Medina, Pró-Reitor para as Áreas de Avaliação, Comunicação e Eficiência. Participam igualmente a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento e o Professor Doutor Albertino Martins, que contribuem para o enquadramento académico, cultural e identitário da obra.
A presença de figuras de referência da sociedade e da cultura cabo-verdiana enriquece ainda mais o filme, destacando-se o Padre Joaquim Brito, Rosa Varela, em representação das Batucadeiras, o músico Pascual Fernandes e Yanick Fortes, Diretor do Mindelarte.
A vertente técnica associada à participação da universidade foi assegurada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI), sob coordenação do Diretor Ricardo Mendes, que acompanhou o processo de filmagens com o apoio dos técnicos Danilson Furtado, Damasceno Gonçalves e Péricles Brito, em estreita colaboração com o diretor de fotografia Rafael.
“Cabo Verde: Um Sonho Possível” encontra-se disponível na plataforma Globoplay, do Grupo Globo, um dos maiores grupos de comunicação do Brasil e da lusofonia, garantindo ampla projeção internacional à produção cultural cabo-verdiana.