Uni-CV_distingue_vencedores_das_Olimpíadas_Académicas_da_Ação_Climática_83b38.jpg

A Universidade de Cabo Verde realizou, hoje, 30 de outubro, a cerimónia de entrega de prémios das Olimpíadas Académicas da Ação Climática, do projeto “Climate Action in Higher Education: Sowing the Environmental Awareness”, na Sala António Correia e Silva, Mediateca do Campus do Palmarejo Grande, em formato híbrido. Foram distinguidos Márcio Pereira (1.º), Anilton Baptista (2.º) e Anita Mendes (3.º).

A sessão abriu com uma síntese do percurso das Olimpíadas, apresentada pela  coordenadora do projeto e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Judite Medina do Nascimento. A iniciativa mobilizou estudantes de várias áreas do saber em três fases eliminatórias: prova de conhecimentos (30%), estudo de caso (30%) e proposta de intervenção (40%). As avaliações consideraram impacto esperado, inovação, viabilidade científica, técnica e financeira, relevância local e clareza do texto, alinhando o concurso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 - Ação Climática e promovendo literacia climática no ensino superior.

Ao usar a palavra, a Presidente da FCT, Maria dos Anjos, salientou a qualidade e pertinência dos três trabalhos e desafiou o projeto vencedor a ser replicado no ecossistema universitário, como piloto de melhoria da eficiência hídrica no Campus.

A Pró-Reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada, Sónia Semedo, destacou o percurso do projeto “Climate Action in Higher Education” e propôs apoiar a prototipagem do sistema de gestão de água em ambiente laboratorial (LTO), como etapa prévia a ensaios em contexto real.

Já a Representante da Cooperação Luxemburguesa, Inês Mourão, valorizou a participação estudantil e manifestou disponibilidade para acolher apresentações técnicas dos três projetos junto da equipa da cooperação, com vista à assistência técnica e potenciais sinergias com programas setoriais (água e saneamento, entre outros).

Na apresentação dos resultados, Márcio Pereira conquistou o 1.º lugar com uma proposta orientada à gestão inteligente e participativa da água em Cabo Verde, combinando sensorização IoT, transparência de dados e componentes de educação para o consumo sustentável.

Anilton Baptista obteve o 2.º lugar com o projeto focado no reforço da agricultura de sequeiro e da criação de caprinos na comunidade de Brandão (Ilha do Fogo), estruturado em fases de diagnóstico, capacitação, distribuição de insumos e mecanismos de sustentabilidade comunitária.

Anita Mendes, estudante de Medicina, classificou-se em 3.º lugar com o SIVAC - Sistema Integrado de Vigilância e Ação Comunitária, que articula clima e saúde através de vigilância preditiva, formação de agentes comunitários e protocolos locais de prevenção de riscos ambientais e hídricos.

As Olimpíadas integram o projeto “Climate Action in Higher Education: Sowing the Environmental Awareness”, implementado pela Uni-CV ao abrigo do acordo com a Lux-Development S.A. (LuxDev), no quadro da cooperação Cabo Verde–Luxemburgo.

No encerramento, foram entregues certificados de participação e cheques simbólicos aos três vencedores. A sessão decorreu em formato híbrido, permitindo a participação à distância de docentes e estudantes de outras ilhas, designadamente São Vicente, o que reforçou o alcance nacional das Olimpíadas e o objetivo de disseminação de boas práticas.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account