Teve lugar esta sexta-feira, na Sala de Reuniões da Reitoria da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), um encontro preliminar entre representantes da Universidade Técnica de Angola (UTANGA) e da Uni-CV, com o objetivo de explorar oportunidades de colaboração e reforçar os laços académicos entre as duas instituições de ensino superior.
A delegação da UTANGA foi composta por Gabriel Rufino (promotor da instituição), Ilídio Pascoal Simão (Reitor), Eugénio Tchipako (Vice-Reitor para os Assuntos Académicos) e Victorino Reis (Assessor Principal do Reitor) . A comitiva foi recebida pelo Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, acompanhado pelo Vice-Reitor para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Jorge Tavares; pelo Pró-Reitor para as áreas de Tecnologia, Inovação e Dados, Celestino Barros; pela Pró-Reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada, Sónia Semedo; pelo Pró-Reitor para as áreas de Avaliação, Comunicação e Eficiência, João Medina; pela Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Maria Lopes; pela Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Fernandina Fernandes; pela Presidente da Faculdade de Educação e Desporto, Aleida Furtado; pelo Vice-Presidente da Escola de Negócios e Governação, João Paulo Madeira e pela Coordenadora do Projeto IMPAR, Clementina Furtado.
Durante o encontro, o Reitor da UTANGA expressou o seu firme interesse em estabelecer parcerias com universidades africanas, salientando que, embora possua acordos com várias instituições na Europa e na América do Sul nomeadamente com a Universidade de São Paulo, Universidade da Bahia, Instituto Superior de Maringá, Universidade de Aveiro e Universidade de Lisboa (o seu principal parceiro) , ainda não detém protocolos com instituições do continente africano. Cabo Verde surge, assim, como o ponto de partida desta nova fase estratégica, alicerçada na forte relação histórica, social e política entre os dois países.
A UTANGA identificou como prioridades para a cooperação com a Uni-CV:
- A formação do corpo docente, com enfoque na qualificação de professores catedráticos e associados;
- O desenvolvimento da investigação científica e publicações, beneficiando da experiência consolidada da Uni-CV;
- O aproveitamento de infraestruturas laboratoriais, recentemente inauguradas, com vista à dinamização de incubadoras de empresas e promoção da inovação.
Por sua vez, o Reitor da Uni-CV reiterou a sua aposta na consolidação de redes de cooperação com instituições do espaço africano, em especial dos países de língua portuguesa. A Uni-CV mantém já colaborações com instituições de Moçambique e Angola, incluindo programas de mestrado e um doutoramento regional, e considera este encontro como uma excelente oportunidade para reforçar e expandir essas parcerias.
O encontro culminou com o convite formal, por parte do Reitor da UTANGA, ao Reitor da Uni-CV para uma visita institucional a Luanda, com o intuito de dar seguimento ao processo de cooperação. A deslocação poderá ocorrer em novembro deste ano, por ocasião de uma atividade já prevista do Reitor em Angola.
A jornada institucional encerrou-se com uma visita da delegação da UTANGA a algumas das principais infraestruturas da Uni-CV, nomeadamente o Centro de Convenções, a Mediateca e o Refeitório Universitário, permitindo um contacto mais direto com a realidade académica e organizacional da Uni-CV.