5S2A4430_de52d.JPG

O Instituto Confúcio da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com a Embaixada da República Popular da China, realizou na tarde de 23 de maio de 2025, às 14h00, a final da 24.ª edição do Concurso de Proficiência em Língua Chinesa “Ponte Chinesa” para estudantes universitários e da 18.ª edição para alunos do ensino secundário.

O evento teve lugar no Centro de Convenções da Uni-CV, e contou com a participação de 14 estudantes ,10 do ensino secundário e 4 da Uni-CV previamente apurados na meia-final.

Durante o concurso, os participantes demonstraram as suas competências linguísticas e talentos artísticos através de apresentações de dança, canto, artes marciais e outras expressões culturais. Muitos dos concorrentes são iniciantes na aprendizagem do mandarim, mas evidenciaram grande motivação e dedicação, sob orientação dos seus professores, proporcionando ao público um verdadeiro espetáculo de talento e entusiasmo.

Todos os participantes foram distinguidos com prémios e certificados de participação.

As vencedoras que irão representar Cabo Verde na final internacional, a decorrer na China, são Eliane Moniz, do ensino universitário, e Cyara Benoliel, do ensino secundário

O Concurso “Ponte Chinesa” serve de exemplo do trabalho realizado pelo Instituto Confúcio na Uni-CV no estreitamento dos laços culturais entre a China e Cabo Verde e, representa uma oportunidade de intercâmbio que os estudantes Cabo-Verdianos têm de melhorar as suas competências linguísticas e de enriquecer os seus currículos académicos.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account