representante_da_foa_Despidida.png

Os Serviços de Documentação e Edições (SDE) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) receberam, nesta quarta-feira (12), um conjunto de cerca de 5.000 títulos doados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A cerimónia de entrega decorreu na Mediateca da Uni-CV, edifício 14, no Campus do Palmarejo Grande, e contou com a presença da Representante da FAO em Cabo Verde, Ana Touza, do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, bem como de membros da equipa reitoral, representantes da FAO e da diretora dos SDE, Eliane Semedo.

A diretora dos SDE expressou a gratidão pelo contributo da FAO, reforçando que esses recursos vão impulsionar a partilha de saberes na academia: “Agradecemos a generosa colaboração da FAO Cabo Verde, cujo acervo bibliográfico contribui para propagar o conhecimento e fortalecer o nosso compromisso de servirmos como um espaço de difusão de ideias e pesquisas.”

Uma cooperação que deixa legado

Em seu último ato como representante da FAO em Cabo Verde, Ana Touza recordou as iniciativas conjuntas entre a organização e a Uni-CV nos últimos anos, afirmando que a doação do acervo é mais um passo nas “excelentes relações de cooperação e parceria” que se estabeleceram. “A FAO organiza, coleta e analisa enormes quantidades de dados relacionados aos ecossistemas e à produção de bens de consumo alimentar, disponibilizando-os gratuitamente a investigadores em todo o mundo. Esta doação é o contributo da representação em Cabo Verde para a estratégia global de disseminação de conhecimento da FAO.”

Em tom de despedida, a Representante da FAO ressaltou a satisfação pessoal em ter contribuído para a cooperação com o país, especialmente no âmbito da academia: “Minha missão chega ao fim, mas não poderia ter terminado de forma melhor. Espero ter contribuído para o fortalecimento da academia cabo-verdiana e para a melhoria das condições de vida da população local. Parto hoje para a minha nova missão na Jamaica, mas levo comigo o desejo de que continuemos a colaborar.”

Ao receber formalmente a doação, o Reitor José Arlindo Barreto sublinhou a importância do gesto para a comunidade universitária e para o fomento de novas pesquisas: “Este ato que reforça a cooperação com a FAO e que marca, infelizmente, a despedida da Dra. Ana Touza. Todo o trabalho que realizámos juntos, especialmente em áreas como ambiente, clima, agricultura e pescas, teve um apoio fundamental da FAO.”

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account

    Follow us!
    Copy Link