20241212 113310

Nos dias 09  e 13 de dezembro, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) em São Vicente recebeu a exposição “Sapatos Vermelhos”, uma ação de sensibilização destinada a alertar a comunidade académica e o público em geral sobre a grave problemática da violência doméstica e do feminicídio em Cabo Verde.

A exposição trouxe uma poderosa representação visual composta por dezenas de pares de sapatos vermelhos, doados por várias pessoas e instituições, acompanhados de cartazes com dados que permitem conhecer a história de algumas mulheres vítimas de feminicídio em Cabo Verde nos últimos anos e a dimensão deste flagelo no país.

Cada par de sapatos simboliza uma história, uma vida interrompida, e os cartazes com os nomes e idades das vítimas servem para lembrar o peso e a realidade de cada número, tornando as estatísticas mais humanas e emocionantes.

O ato de usar sapatos vermelhos é um gesto simbólico mundialmente reconhecido, que carrega o significado de visibilizar as vítimas de violência doméstica e feminicídio. Em Mindelo, essa iniciativa faz parte do programa "São Vicente Veste-se de Vermelho", promovido pela Rede Interinstitucional de Promoção de Igualdade e Equidade de Género e Combate à VBG, criado em junho do corrente ano, no âmbito do projeto “Amdjer d xeu luta” no qual a Uni-CV, através do Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF), é membro, enquanto Instituição Académica e Centro de Investigação.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account