A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Universidade de Coimbra (UC) reforçaram esta terça-feira, 10 de dezembro, o seu histórico relacionamento de cooperação académica, durante um encontro que contou com a presença do Vice-Reitor da UC, João Nuno da Silva, e do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto. A reunião, realizada no Campus do Palmarejo Grande, teve como foco a ampliação do intercâmbio de estudantes, docentes e pessoal não docente, além da consolidação de projetos conjuntos.
O Vice-Reitor da Universidade de Coimbra sublinhou o valor desta parceria, recordando que a colaboração entre as duas instituições é já bem visível na formação médica, através do Mestrado Integrado em Medicina que permite aos futuros médicos cabo-verdianos completarem parte da sua formação em Coimbra. “Eles são excelentes alunos, e a nossa cooperação, que já funciona tão bem na Medicina, tem vindo a crescer também na área do Desporto, envolvendo as faculdades de Educação e Desporto de ambas as Universidades”, assinalou.
Para além dessas áreas, o Vice-Reitor destacou a intenção de ampliar o leque de oportunidades em mais faculdades, promovendo um intercâmbio crescente de estudantes, docentes e pessoal não docente. “Temos oito faculdades, já cooperamos em duas, mas colocamos as outras seis inteiramente à disposição da Uni-CV, para identificar novas áreas de interesse e estreitar ainda mais esta relação.”
O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, reforçou o interesse em alargar a cooperação além do campo do Desporto, antecipando novas iniciativas conjuntas e um maior número de mobilidades. “Discutimos possibilidades de aprofundar a relação de amizade e cooperação, estendendo-a a outras áreas, mobilidade de estudantes, professores e funcionários. Tudo isto ajudará a fortalecer os laços entre as duas instituições”, afirmou.
A Presidente da Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV, por seu turno, enalteceu o apoio recebido da UC, que tornou possível a realização do primeiro mestrado em Treino Desportivo no país. Graças a esta parceria, estudantes cabo-verdianos tiveram recentemente aulas laboratoriais e práticas em Coimbra, enriquecendo a sua formação. O curso já completou o primeiro ano com sucesso, com vários estudantes a apresentar projetos de dissertação.
Além dos programas já em curso, as duas instituições estudam novos domínios de colaboração, incluindo potenciais projetos financiados por fundos europeus e o reconhecimento de títulos de treinador em modalidades desportivas. O encontro sublinhou ainda a importância do intercâmbio cultural e académico, já que vários cabo-verdianos ao longo da história concluíram a sua formação na Universidade de Coimbra.