A sexta edição do Campus África decorre este ano de 13 a 26 de julho na Universidade de La Laguna, em Tenerife, Canárias, contando com a participação de mais de 20 representantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), incluindo o Reitor, Professor Doutor José Arlindo Barreto, professores, colaboradores, bolseiros e Alumni.
O ato inaugural das duas semanas de trabalho ocorreu na segunda-feira, 15 de julho, e o Reitor da Uni-CV aproveitou o momento para sublinhar a importância do Campus África e incentivar os participantes.
“A África, como muitas vezes referido, é um continente do passado, do presente e, sobretudo, do futuro. Estima-se que, até 2050, 25% dos jovens sejam de África e o futuro pertence-lhes. E a vossa presença, regularmente, neste intercâmbio de conhecimento e de cultura é fundamental”, destacou o Reitor.
“Aproveitem ao máximo esta oportunidade que vos é dada, para aprender com os outros, para demonstrar a vossa competência e, sobretudo, para aprender a persistir. Mais importante do que os resultados é o processo, pois é isso que nos faz crescer”, concluiu.
O Campus África 2024 tem como foco “Os territórios insulares do Atlântico Africano: Cultura, Meio Ambiente e Saúde Global” e o programa está dividido em três eixos de formação:
1. Cultura e sociedade dos territórios insulares afro-atlânticos;
2. Desafios de desenvolvimento ambiental e sustentável dos arquipélagos atlânticos africanos;
3. Saúde global e doenças emergentes: uma perspetiva insular.
Patrocinado pelo Governo das Ilhas Canárias, pelo Cabildo de Tenerife, pelo Departamento de Educação e Juventude da Câmara Municipal de La Laguna e por várias outras entidades colaboradoras, o Campus África da Universidade de La Laguna tem como objetivo contribuir para estimular a liderança técnico-científica e sociocultural das gerações jovens.
Este intercâmbio é organizado pela FUNCCET (Fundação Canária para o Controlo das Doenças Tropicais), com a colaboração do Instituto Universitário de Doenças Tropicais e Saúde Pública das Ilhas Canárias; Ciber Infec, a Real Sociedade Económica dos Amigos do País de Tenerife; Parlamento das Canárias, Casa África e Associação Canária para o Progresso da Macaronésia.