A 3 de julho, a Universidade de Cabo Verde recebeu duas representantes da UNESCO, provenientes do Japão, para uma reunião centrada no Projeto Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) 2030. O encontro, que teve lugar na sala de reuniões do edifício 2 do Campus do Palmarejo Grande, marcou um avanço importante nas iniciativas de educação sustentável no país.
Financiado pelo governo japonês, o projeto visa reforçar as capacidades educativas de Cabo Verde em desenvolvimento sustentável. Entre as iniciativas destacadas encontra-se o apoio financeiro para as propinas de seis estudantes que ingressarão no novo curso de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Sustentável, a ser oferecido pela Faculdade de Educação e Desporto no próximo ano letivo.
A presença de Yoshie Kaga e Julia Heiss, especialistas da UNESCO, proporcionou discussões profundas sobre a implementação eficaz do projeto. Este encontro ofereceu uma plataforma para esboçar planos de ação concretos e fomentar parcerias estratégicas com intervenientes locais e internacionais.
Além de proporcionar apoio financeiro aos estudantes, o projeto inclui a realização de uma conferência internacional que visa reunir especialistas de todo o mundo para debater e promover práticas sustentáveis no contexto educativo.