A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) foi palco de visita, no âmbito de um importante evento internacional que aconteceu na Cidade da Praia, nos dias 20 e 21 de junho, no âmbito da Reunião Temática de Rabat, uma iniciativa que promove o diálogo Euro-Africano sobre Migração e Desenvolvimento desde 2006. O evento contou com a participação de 57 Estados, incluindo membros da União Europeia e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, e teve como coanfitriões Cabo Verde e Portugal.
Sob o tema “Mobility schemes as driver of change: how to unpack their full potential?” (Esquemas de mobilidade como motor de mudança: como desbloquear todo o seu potencial?), a reunião focou-se em explorar os esquemas de mobilidade como uma ferramenta de desenvolvimento e mudança social. O apoio técnico e financeiro foi providenciado pelo Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias (IMCPD).
No segundo dia do evento, a Uni-CV acolheu uma visita de terreno crucial para a conferência "Recolha e partilha eficiente de dados". Esta sessão destacou-se pela apresentação do Observatório das Migrações, uma iniciativa que faz parte do projeto COOP4INT. Durante a conferência, foram discutidas as experiências de Cabo Verde na recolha de dados sobre imigração, proporcionadas pela Alta Autoridade para a Imigração.
A conferência também abordou as contribuições da Uni-CV através do CIGEF (Centro de Investigação em Género e Família), reforçando o papel da universidade na promoção de uma compreensão mais profunda e eficaz das dinâmicas migratórias.