A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu nesta sexta-feira, dia 21 de junho, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio. O encontro, que decorreu na sala de reuniões do Edifício 2 do Campus do Palmarejo Grande, sublinhou a importância da cooperação entre os dois países e destacou o papel fundamental da Uni-CV no desenvolvimento regional e na promoção da língua portuguesa.
Durante a visita, Nuno Sampaio enalteceu o trabalho desenvolvido pela Universidade de Cabo Verde nas áreas de investigação, do ensino e da extensão. “Saúdo o extraordinário trabalho desenvolvido pela Uni-CV, em suas diversas vertentes, nomeadamente na componente de investigação e ensino. Ressalto a boa relação entre os nossos governos e a aposta na cooperação, que é muito importante para a língua portuguesa”, afirmou o Secretário de Estado. Enfatizou ainda a importância da colaboração mútua e os benefícios que ambos os países podem obter dessa relação.
O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, reforçou a missão da universidade nos pilares do ensino, da investigação e da extensão, em conectar-se com a sociedade civil, destacando que “a investigação não se traduz apenas em números de artigos publicados, mas sim no impacto que as investigações podem ter na comunidade. Isso é fundamental para sair do campo teórico para a prática.”
Após o encontro, foi realizada uma visita guiada a algumas instalações do Campus Universitário, incluindo a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, a Casa da Ciência (Projeto Santiago e Vicente ao Cubo), o Laboratório de Matemática e o Camões - Centro de Língua Portuguesa.
Nuno Sampaio também está presente no Diálogo do Processo de Rabat, que decorre na Cidade da Praia entre os dias 20 e 21 de junho. Este diálogo, parte da Presidência Portuguesa, aborda temas cruciais como migração regular e mobilidade, proteção e asilo, e os benefícios da migração para o desenvolvimento.