A Universidade de Cabo Verde deu início oficialmente ao novo ano lectivo, 2023/24, nesta quinta-feira, 5 de outubro, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, a partir do Centro de Convenções do Campus do Palmarejo Grande e transmitida para o Polo II, em São Vicente, e o Polo III, em Assomada.
Na sua intervenção, José Ulisses Correia e Silva elogiou os avanços da Uni-CV, bem como a extensão da universidade à ilha do Fogo com cursos de geologia e agronomia. No discurso dirigido à comunidade académica, mencionou a iminente reestruturação do ensino superior, incluindo um novo modelo de governança e a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. O governo também se comprometeu a fortalecer a sustentabilidade económica das instituições de ensino, promovendo um ecossistema de investigação e publicações científicas. "O nosso objectivo é aumentar a proporção de jovens cabo-verdianos com formação superior", concluiu o Primeiro-Ministro.
Fundada em 2006, a Universidade de Cabo Verde tem sido um pilar estratégico na educação superior do país. O Reitor, José Arlindo Barreto, destacou a transformação da instituição, mas também sublinhou actualizações tecnológicas significativas. "Estamos a transformar-nos, passando de uma universidade centrada essencialmente no ensino para uma universidade virada para a investigação", afirmou Barreto. No decorrer da sua intervenção sublinhou a importância da tecnologia, anunciando actualizações significativas na plataforma Moodle e na infraestrutura de rede do campus. "Novo portal académico que permite novas funcionalidades [...] Alargamento da cobertura da rede sem fios no campus", disse ele.
O representante dos estudantes no Conselho da Universidade, Krassimir Costa, iniciou o seu discurso agradecendo os avanços já alcançados na educação. Ele destacou a necessidade de mais investimentos em investigação científica e a atribuição de bolsas nessa área. Chamou maior atenção e valorização aos agentes da educação. "A educação é a chave para o desenvolvimento do nosso país", afirmou Costa.
De 2 a 7 de Outubro, decorre na Universidade de Cabo Verde a Semana de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes (SAINE), com uma programação diversificada que inclui actividades académicas, desportivas e culturais.
Sob o lema "Conhecer a Minha Universidade", a semana tem como objectivo informar e integrar os novos estudantes na cultura e comunidade da Uni-CV. A universidade reafirma assim o seu compromisso com a formação holística dos seus estudantes, fornecendo as ferramentas essenciais para o seu sucesso académico e pessoal.
A transição para o ensino superior é um momento determinante. Reconhecendo a relevância desta fase, a Uni-CV assegura que cada estudante se sinta valorizado e bem informado. Com a SAINE, a instituição reafirma o seu compromisso com a formação dos seus estudantes, fornecendo as ferramentas essenciais para o seu êxito académico e pessoal.