Num contexto que destaca a crescente importância das colaborações académicas internacionais, a Universidade de Cabo Verde recebeu o Embaixador da Polónia em Dakar, Bartlomiej Zdaniuk, nesta segunda-feira, 11 de setembro, no campus de Palmarejo Grande.
O Reitor, José Arlindo Barreto, apresentou a instituição ao Embaixador, sublinhando o seu modesto tamanho — cerca de 4.500 estudantes e 214 docentes — mas com uma visão ambiciosa. Apesar de ser uma universidade jovem, especialmente quando comparada com as instituições europeias seculares, o Reitor realçou o compromisso da universidade em superar desafios financeiros e o seu enfoque na internacionalização como via para a excelência.
O Embaixador expressou a sua admiração tanto pelo país como pela universidade. Confirmou que Cabo Verde correspondeu às elevadas expetativas que tinha, baseadas em elogios de colegas. Anunciou, ainda, a chegada do navio polaco Dar Mlodziezy a Mindelo, marcando o centenário da primeira travessia equatorial por um navio polaco. Convidou os representantes da universidade para uma receção a bordo do navio em São Vicente.
Notavelmente, o Embaixador propôs reforçar as relações académicas entre Universidade de Cabo Verde e a Polónia, oferecendo-se para facilitar os contactos institucionais entre os reitores. Esta iniciativa abriu discussões sobre como estreitar os laços académicos, incluindo potenciais mobilidades de estudantes e docentes.
Em resposta, o Reitor da Uni-CV expressou a sua gratidão pelas propostas do Embaixador e reconheceu o potencial para futuras colaborações. Salientou que a Uni-CV já tem programas específicos que fomentam a mobilidade e internacionalização de estudantes e docentes. Concluiu, reiterando o interesse da universidade em fortalecer a sua relação com a Polónia, especialmente em questões académicas e de mobilidade. Esta reunião contou ainda com figuras-chave da universidade, incluindo Fátima Fernandes, Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, e Dominika Swolkien, Pró-Reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada.