Em resposta ao aumento global de riscos como desastres naturais, crises bioecológicas, epidemias, conflitos violentos e outras emergências, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) anunciou a primeira edição do Curso Livre em Acão Humanitária: fundamentos, princípios e respostas.
O curso, que será realizado em outubro, é parte do Projeto 619207 Humanitarian Action: Climate Change and Displacement (HumAct), liderado pela Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Elga Carvalho. Será ministrado por uma equipa multidisciplinar, incluindo professores da Uni-CV e de universidades parceiras internacionais.
Com uma carga horária de 30 horas de contacto e 60 horas de trabalho autónomo, o curso tem como objetivo desenvolver capacidades nos domínios de atuação em contexto de ação humanitária. Os tópicos incluirão perspetivas sociológicas, antropológicas, pedagógicas/educacionais, geopolíticas, legais, de saúde pública e éticas.
O curso é dirigido a profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar em organizações de ação humanitária, organismos públicos ou da sociedade civil, relacionados com o apoio em situações de riscos e/ou catástrofes.
A formação está estruturada em 7 grandes temáticas interdependentes, e as candidaturas estarão abertas entre 16 de agosto e 30 de setembro. O processo de seleção irá decorrer até 30 de setembro, e as aulas começarão na segunda quinzena de Outubro. O custo total do curso é de 5000$00, que inclui inscrição, frequência e certificado.
A iniciativa da Uni-CV é um passo significativo na preparação de cidadãos para responder a emergências globais, reforçando o compromisso da universidade com a excelência académica e o apoio contínuo aos seus estudantes.
Para mais informações sobre o curso e o processo de candidatura, os interessados podem visitar a página da candidatura da Uni-CV.