O Dia Internacional do Professor, 5 de outubro, foi celebrado na sede da Faculdade de Educação e Desporto (FAED) em Cruz Grande, Assomada, com uma reflexão centrada na problemática da formação de jovens para a vida docente.
A questão do financiamento esteve em pauta no início da manhã, num diálogo que contou com a presença de Milton Martins, coordenador da Fundação Cabo-verdiana de Ação Social Escolar (FICASE) de Santa Catarina, principal entidade de apoio sócio educativo do país.
O ápice do dia aconteceu, ainda no meio da manhã, com a realização de uma conversa aberta com o Dr. Victor Borges à volta da temática “Os desafios da formação de professores em Cabo Verde” e teve como mediador o professor Gabriel Oliveira, docente na mesma faculdade.
Vários aspetos ligados à formação de professores foram focados, de entre eles, as especificidades da formação e escolarização no interior de Santiago, a questão da qualidade da educação, a prática pedagógica e a situação linguística de Cabo Verde no contexto educativo. Esta última, com acaloradas discussões, motivadas, em parte, pela notícia da introdução da Língua Cabo-verdiana no 10.º ano de escolaridade.A celebração do Dia Internacional do Professor realizou-se dentro de uma agenda macro, a Semana de Acolhimento e Integração dos Estudantes (SAINE), organizada na universidade com a finalidade de acolher os estudantes para o ano letivo 2022/2023. A SAINE termina no próximo sábado, dia 8 de outubro, data em que está programada a realização de uma visita ao Parque Natural da Serra da Malagueta com os estudantes e professores.