Uma comitiva da Universidade de Cabo Verde, constituída pelo Magnifico Reitor, Professor Doutor José Arlindo Barreto, e o Diretor dos Serviços de Ação Social, Dr. Adilson Neto, realizaram uma visita de cinco (5) dias, de 26 a 30 de junho, a São Tomé e Príncipe.
A missão teve como objetivos principais a participação no XXXII encontro das Associações das Universidades da Língua Portuguesa (AULP), sob o lema Ambiente e Economia Azul, e a realização de contatos com as entidades governamentais e a Universidade Pública de São Tomé e Príncipe (USTP), com vista na cooperação e no desenvolvimento institucional.
A reunião da AULP decorreu entre os dias 26, 27 e 28 de junho, tendo sob a agenda a realização do Conselho de Administração e a Assembleia Geral da AULP.
Do programa do encontro, sobressaem três eixos:
- Os desafios ambientais;
- Os benefícios da Economia Azul;
- Educação, Língua e Desenvolvimento Inclusivo, eixo no qual o Reitor da Uni-CV participou enquanto orador, com o tema “Crioulo, língua cabo-verdiana e educação para o desenvolvimento inclusivo em Cabo Verde”.
Durante a visita, o Reitor realizou encontros de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades – Alberto Pereira; a ministra da Educação, Cultura e Ciência – Isabel Maria Viegas de Abreu; a ministra dos Direitos da Mulher – Maria Milagre de Pina Delgado; a ministra da Juventude e do Desporto – Eurídice Borges Semedo Medeiros e com a Embaixadora da República de Cabo Verde em São Tomé e Príncipe, Deontina Andrade.
Destaca-se ainda que, durante a missão, o Diretor dos Serviços de Ação Social, Adilson Neto, teve diversos encontros com os estudantes de diferentes Escolas Secundárias em São Tomé e Príncipe, durante os quais efetuou a apresentação da Universidade de Cabo Verde, a divulgação das ofertas formativas para o ano letivo 2023/24, bem como a possibilidade de prosseguirem os estudos superiores em Cabo Verde, através de bolsas de estudo.