Arlindo_fortes_.png

O Professor e Investigador da Universidade de Cabo Verde, Arlindo Fortes, publicou em coautoria com a Professora Eduarda Costa, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, o artigo intitulado “O Plano Estratégico de Desenvolvimento Agrícola (Horizonte 2015) de Cabo Verde – Uma Avaliação dos Seus Contributos Para o Desenvolvimento do Arquipélago” na Edição Nº 61 da revista científica internacional Revista Portuguesa de Estudos Regionais.

Este artigo surge da necessidade de colmatar a ausência de trabalhos na área da avaliação de políticas públicas e teve como objetivo avaliar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Agrícola (PEDA) 2004-2015 e subsequentes planos de Ação (PA`s) em duas dimensões: verificar em que medida os objetivos dos planos traduziam as necessidades do território; e avaliar os resultados da sua implementação. 

Metodologicamente, recorreu-se aos conceitos de relevância, coerência interna e externa e, ainda, a um exercício exploratório de avaliação dos seus resultados. Os resultados sugerem que o PEDA e os PA`s refletiam as necessidades do Arquipélago nos objetivos gerais/estratégicos definidos. Contudo a incipiência do diagnóstico, a ausência de metas e a não hierarquização de prioridades, condicionaram a eficácia da sua implementação. Concluiu-se sobre a necessidade de aprofundar a definição dos objetivos, de forma a não comprometer a sua eficácia e impactes.

O estudo pode ser acedido na página oficial da Revista Portuguesa de Estudos Regionais através do link aqui.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account

    Follow us!
    Copy Link