Arlindo_fortes_.png

O Professor e Investigador da Universidade de Cabo Verde, Arlindo Fortes, publicou em coautoria com a Professora Eduarda Costa, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, o artigo intitulado “O Plano Estratégico de Desenvolvimento Agrícola (Horizonte 2015) de Cabo Verde – Uma Avaliação dos Seus Contributos Para o Desenvolvimento do Arquipélago” na Edição Nº 61 da revista científica internacional Revista Portuguesa de Estudos Regionais.

Este artigo surge da necessidade de colmatar a ausência de trabalhos na área da avaliação de políticas públicas e teve como objetivo avaliar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Agrícola (PEDA) 2004-2015 e subsequentes planos de Ação (PA`s) em duas dimensões: verificar em que medida os objetivos dos planos traduziam as necessidades do território; e avaliar os resultados da sua implementação. 

Metodologicamente, recorreu-se aos conceitos de relevância, coerência interna e externa e, ainda, a um exercício exploratório de avaliação dos seus resultados. Os resultados sugerem que o PEDA e os PA`s refletiam as necessidades do Arquipélago nos objetivos gerais/estratégicos definidos. Contudo a incipiência do diagnóstico, a ausência de metas e a não hierarquização de prioridades, condicionaram a eficácia da sua implementação. Concluiu-se sobre a necessidade de aprofundar a definição dos objetivos, de forma a não comprometer a sua eficácia e impactes.

O estudo pode ser acedido na página oficial da Revista Portuguesa de Estudos Regionais através do link aqui.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account