simps.JPG

Simpósio sobre “Flora e Recursos Naturais das ilhas de Cabo Verde” destacou no dia 21 de abril, os avanços realizados nos últimos anos sobre a conservação da flora e recursos naturais das ilhas de Cabo Verde e estudos comparativos entre regiões continentais de África e Cabo Verde.

O primeiro simpósio internacional sobre “Flora e Recursos Naturais das ilhas de Cabo Verde” é uma iniciativa organizada pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), em colaboração com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Em entrevista, Arlindo Fortes, docente da Uni-CV e um dos organizadores do simpósio, mencionou que foi feito um levantamento da flora existente em várias ilhas de Cabo Verde, e que esses resultados estão a ser publicados em artigos e outros trabalhos em livro.

O evento reuniu interessados ligados ao setor da conservação da flora e recursos naturais, assim como a generalidade da comunidade científica com interesse na valorização do património natural, dando “especial” destaque a redes colaborativas e ações de capacitação ao nível da pós-graduação, nomeadamente Mestrados e Doutoramentos, que têm contribuído para formar alunos de Cabo Verde, e que promovem o desenvolvimento de investigação de excelência em várias áreas científicas, como as da agricultura sustentável, da flora e dos recursos naturais ou das alterações climáticas.

No seu discurso de abertura, a Presidente do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), Nora Silva, destacou o contributo dado pelos organizadores do simpósio, "fruto de valiosas parcerias institucionais".

Durante o evento, Maria Manuel Romeira, em representação do Presidente do Instituto Superior de Agronomia, na Universidade de Lisboa, entregou equipamentos de laboratório ao INIDA e, em seguida, apresentou os livros.

Entre os temas em destaque no simpósio estão a diversidade biológica de Cabo Verde, a preservação na conservação da flora no país e as oportunidades de uso sustentável dos recursos naturais para o desenvolvimento socioeconómico do país.

O evento contou com os discursos do Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto, da Presidente do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), Nora Silva e a representante do Presidente do Instituto Superior de Agronomia, na Universidade de Lisboa, Maria Manuel Romeiras.

No último dia do simpósio, dia 22 de abril, foi realizado uma visita ao Parque Natural da Serra Malagueta, a maior área protegida da ilha de Santiago e onde se poderá observar diferentes espécies endémicas da flora de Cabo Verde.

O Simpósio “Flora e Recursos Naturais das ilhas de Cabo Verde”, de carácter interdisciplinar, é organizado no âmbito do Projeto: “CVAgrobiodiversity - Climate changes and plant genetic resources: the overlooked potential of Cabo Verde’s endemic flora”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em parceria com a Aga Khan Development Network (AKDN).

O projeto é coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa (Portugal), e tem como parceiros em Cabo Verde o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), a Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), a Direcção Nacional do Ambiente (DNA) e a Associação Projeto Vitó. Em Portugal, tem ainda como parceiros a Academia das Ciências de Lisboa (ACL), a Universidade dos Açores (UAz) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).


Galeria de fotografia


Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account