Projeto ABACO 3Projeto ABACO 12

Considerando o bem-estar e a saúde pública, a equipa de Ciências Biológicas da Uni-CV procedeu na recolha das primeiras amostragens para análises de bactérias e fungos nas areias das praias de Quebra-canela e Tarrafal, com um total de cinco pontos de amostragem. A amostragem é feita quinzenalmente, com um periódo de análise entre março e agosto.

A pesquisa tem por objetivo de obter mais informações sobre as zonas balneares em estudo para posterior contributo e subsídio às entidades nacionais.

A Portaria número 57/2015 tem por objeto estabelecer o regime jurídico de identificação, gestão, monitorização e classificação das zonas marítimas balneares e da qualidade das águas balneares e de prestação de informação ao público, mas ainda não tinha sido considerado a avaliação dos fungos. Contudo, a Organização Mundial de Saúde no guia “Guidelines for safe recreational waters Volume 1 - Coastal and fresh waters” (publicado em 2003) exprime a preocupação com a qualidade das areias da praia por estas poderem constituir um reservatório de agentes de infecção, sobretudo em zonas balneares onde a utilização da areia apresenta maior relevância.

Este primeiro estudo se enquadrada no projeto ABACO – Melhoria da qualidade das águas costeiras e de banho da Macaronésia, financiado pelo Programa MAC2014-2020, e se enquadrada no eixo prioritário EP4 - Conservar e proteger o meio ambiente e promover a eficiência dos recursos. Está alinhado com o objetivo específico 6C do programa: Promover o atrativo do patrimônio natural e cultural das áreas de interesse turístico. 

Garantir uma boa qualidade das nossas praias, tanto nas águas quanto nas areias, representa uma vantagem competitiva em relação a outros destinos turísticos e pode ser o único indicador da qualidade relacionado com a saúde pública que poderá permitir aos utentes uma escolha orientada. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account