neidy

A docente e investigadora da Universidade de Cabo Verde, Dra. Neidy Rodrigues considerou hoje que a investigação do cancro da próstata, sua incidência e prevalência em África é crucial e urgente para uma investigação de qualidade.

“O cenário é preocupante, e isto nos leva a pensar que é muito urgente e claro que o país adote estratégias para permitir uma investigação de qualidade que fomente a liderança e gestão financeira”, afirmou a docente Dra. Neidy Rodrigues, à margem da conferência internacional sobre Cancro da Próstata realizada no Centro de Convenções da universidade.

Neidy Rodrigues é investigadora principal do projeto INCUBATOR que tem como objetivo principal perceber a incidência e a biologia do cancro de próstata em Cabo Verde e Moçambique através de um estudo clínico patológico.

“Neste projeto propomos uma abordagem disciplinar para permitir a conexão científica entre os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), nomeadamente Cabo Verde e Moçambique”, e menciona que os dois fatores que levam ao desenvolvimento do cancro da próstata é a idade e a genética.

Segundo Maria Hermínia Cabral, Diretora da Fundação Calouste Gulbenkian, a ciência tem um papel mobilizador para o desenvolvimento económico e autónomo dos países, em particular quando há uma liderança local das agendas de investigação, respondendo aos problemas dos países com o impacto direto na melhoria das condições de vida das populações.

“Apostamos e continuamos a apostar nestas áreas, e associamo-nos aos outros parceiros como a Fundação La Caixa, que tem também a preocupação em apoiar a criação de condições para uma maior sustentabilidade dos apoios a investigação”, disse

Infanta Donã Cristina, Diretora da Área Internacional Fundação “la Caixa”, que também é uma das financiadoras do projeto, acredita “na importância dessa aliança para unir esforços que contribuem no avanço da investigação e lutar contra as principais doenças a nível global.”

A conferência internacional subordinada ao tema "Educar para que a Prevenção do Cancro da Próstata seja uma prioridade na saúde do homem nos PALOP” reuniu conferencistas que abordaram temas como: A situação atual do Diagnóstico do cancro da Próstata em Cabo Verde e Moçambique, O que há de novo na investigação e tratamento do Cancro da Próstata e A importância da psicoterapia no tratamento oncológico.

Estiveram presentes na conferência a Pró-Reitora para Investigação e Formação Avançada, Dominika Swolkien, o PCA da Hospital Universitário Agostinho Neto, Imadoeno Cabral (HUAN) e cerca de 170 pessoas inscritas.

O projeto INCUBATOR é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação LA Caixa, e coordenado pelos professores investigadores da Uni-CV.

Tem como colaboradores, investigadores e clínicos de prestigiadas instituições médicas e de diagnóstico como da Universidade de Cabo Verde, Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Hospital Agostinho Neto e o Hospital Central de Maputo.

 

 Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account