A Uni-CV e a Universidade Estadual Bridgewater querem continuar a sua cooperação de mais de 14 anos, focando no desenvolvimento da língua inglesa com atividades que permitam a assimilação dos conteúdos referentes a língua e o seu uso diário.
As duas instituições de ensino têm uma cooperação antiga, datadas desde 2009 e 2010, onde um grande número de estudantes e professores de ambas as instituições partem ou chegam no país para estudarem e colocarem em prática os conhecimentos.
Ângelo Barbosa, diretor do Instituto Pedro Pires para Estudos Cabo-verdianos na Universidade de Bridgewater State, enalteceu o trabalho feito pelo Instituto de Língua Inglesa na Universidade de Cabo Verde, adiantando que "os frutos são visíveis para as pessoas".
Por conseguinte existe o anseio de focar neste instituto e criar um conjunto de projetos, adiantando que existem professores com bastante conhecimento em educação espacial e que desejam criar uma parceria na investigação do tema.
No entanto, afirmou que o ponto principal agora é expandir as atividades que ajudem na capacitação das pessoas e mobilizar recursos para prosseguir com a segunda edição do mestrado em Língua Inglesa que tem dado um enorme impacto a Cabo Verde.
O professor João Rosa da Universidade Estadual Bridgewater destacou que o instituto de língua inglesa é vista pelas pessoas como a bandeira de cooperação das duas universidades, sendo que a língua inglesa é o ponto focal desta parceria.
No que lhe concerne, o Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, assinalou que o Instituto de Língua Inglesa é como centro cultural que promove aulas, mobilidade e divulgação da língua, portanto torna-se necessário o reavivamento do mesmo.
As Pró-Reitoras para extensão universitária, Fátima Fernandes e para investigação, Dominika Swolkien falaram de alguns dos constrangimentos enfrentados que impedem a realização dos trabalhos, como a falta de recursos humanos com doutoramento e a falta de condições para a deslocação dos interessados em aprender a língua devido à distância do novo campus.
O Pró-Reitor para a Tecnologia, Arlindo da Veiga, o apoio no ensino da língua é fundamental, na medida em que a maioria dos livros das disciplinas são nesse idioma. Logo apoiou a ideia de aulas pós-laborais para os cidadãos cabo-verdianos.
Criada em 3 de dezembro de 2016, o Instituto de Língua Inglesa tem o nome de Dana Mohler-Faria, o ex-presidente da Universidade Estadual de Bridgewater, uma personalidade que deu um grande contributo para as parcerias entre a Uni-CV e outras universidade dos Estados Unidos.