este

A Universidade de Cabo Verde conta hoje com mais 19 estudantes formados em Mestrado Integrado em Medicina (MIM), sendo esta fruto da cooperação com a Universidade de Coimbra.

Segundo o Reitor, Arlindo Barreto, “a Universidade de Cabo Verde está orgulhosa do percurso que os estudantes de medicina estão a ter”, considerando que esses estudantes que frequentaram a Universidade de Coimbra, receberam “excelentes” apreciações, o que segundo o responsável, “deve servir de motivação para estudantes de todos os outros cursos.”

Os alunos são a 2.ª turma de Mestrado Integrado em Medicina formados pela Uni-CV, e são cerca de 19 estudantes que hoje realizaram a cerimónia de outorga de grau, o que segundo a representante dos finalistas, Mirta Fonseca, é resultado de “muito esforço e noites sem dormir” para finalmente chegar este dia de formatura.

De acordo com o coordenador do curso de MIM da Universidade de Coimbra, Fernando Gateiro, para estes estudantes de medicina não basta o conhecimento médico, mas sim a educação médica “pois esta só se adquire através de modelos médicos.

Por seu lado, a Secretária de Estado para o Ensino Superior, Eurídice Monteiro manifestou todo o apoio do Governo em dar continuidade a esta iniciativa de formação conjunta em MIM pela Uni-CV e a U.Coimbra por “terem uma ligação muito forte.”

Para a mesma responsável, a “Uni-CV tem a responsabilidade de criar um campus de ciências médicas e da saúde” como forma de ter mais profissionais preparados para darem continuidade a este programa de mestrado e criarem outras iniciativas de formação na própria universidade, encorajando assim a investigação científica.

A cerimónia contou com um momento cultural, com dois estudantes de medicina que souberam cantar encantar a plateia com duas músicas, para depois chegar o momento mais esperado pelos finalistas, a imposição de fitas.

Em 2021 foi realizada a cerimónia de outorga de grau de 17 dos 25 estudantes de medicina que iniciaram os estudos em 2015, sendo estes os primeiros médicos formados em Cabo Verde pela Uni-CV. E de seguida seguiu-se com a 2.ª turma que hoje se formaram.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account